Existem diversos motivos que podem explicar as ondulações nas unhas. Em geral, as causas mais comum são as pancadas e/ou a cutilagem mal feita. Mas, além disso, vale lembrar de outras possibilidades: - Envelhecimento da unha: o desnivelamento também pode ser um sinal da idade nas unhas.
Ondulação nas unhas pode ter várias causas. Desde alterações comuns do envelhecimento (mais frequentes após a menopausa), até falta de vitaminas e minerais ou mesmo certas doenças, como liquen plano ungueal ou psoríase ungueal ou mesmo micoses das unhas (onicomicoses).
A causa mais comum de deformidades nas unhas ou afundamentos em algumas partes delas em mulheres é o trauma causado pelo afastador de cutícula da manicure.
As unhas com linhas escuras são causadas por uma alteração conhecida cientificamente como melanoníquia, que é mais comum em pessoas com pele escura, mas que também pode surgir repentinamente pelo uso de alguns medicamentos como antibióticos ou zidovudina, um remédio utilizado no tratamento do HIV.
Alimentação pobre em nutrientes e vitaminas. Produtos químicos como detergentes e produtos de limpeza. Fungos ou bactérias que se instalam nas unhas. Anemias, hipotireoidismo, desnutrição por má absorção de nutrientes também são causas frequentes de unhas fracas ou que descamam.
Em algum momento da vida, você já deve ter notado umas manchinhas brancas na unha. Chamada de leuconíquia, essa descoloração de cor branca aparece frequentemente nas unhas dos pés e os motivos são variados, desde falta de nutirentes, como zinco e ferro, até o uso de produtos químicos agressivos.
É importante ficar atenta na hora de afastar e retirar a cutícula, já que essa pode ser a causa das ondulações. Para um efeito imediato, existem as lixas polidoras, que vão deixar sua unha mais lisinha e ajudar na hora da esmaltação. Porém, essas lixas não são indicadas para pessoas com unhas fracas e quebradiças.