Como tratar micose Podem ser prescritos vários medicamentos, dependendo da gravidade da infecção por micose. A micose de virilha, micose de pé e a micose de pele podem ser tratadas com medicamentos tópicos, como cremes antifúngicos, pomadas, géis ou sprays.
Sinais de melhora. Os sinais de melhora da micose na pele incluem o desaparecimento das lesões arrendondadas, avermelhadas ou esbranquiçadas na pele e a diminuição da coceira e, no caso de micose de unha, o desaparecimento da cor amarelada ou branca da unha e o seu crescimento.
Como tratar: O tratamento para a micose de praia faz-se com o uso de remédios como Fluconazol, ou antifúngicos aplicados no local, como cremes, pomadas, loções ou sprays, dependendo do grau de comprometimento da pele. Se a micose voltar logo após o tratamento, deve-se ir ao dermatologista para um tratamento específico.
Como a micose é transmitida e como prevenir? A micose passa de uma pessoa para outra por contato. O fungo pode estar no chão, na água ou em objetos, como sapatos ou toalhas. Quanto maior o calor ou a umidade, maior a proliferação e o risco de contágio.
Uma infecção causada por um fungo, a micose costuma atacar a pele, as unhas e o couro cabeludo. Em geral, ela provoca sintomas como coceira, manchas brancas, rachaduras entre os dedos, deformação nas unhas.
O tratamento é geralmente demorado e a cura é atingida por volta dos 6 meses para as unhas das mãos e 9 meses para as unhas dos pés, quando é seguido corretamente.
O tratamento normalmente é bastante demorado, porque o fungo só é totalmente eliminado quando a unha cresce o suficiente. Por isso, a cura geralmente chega por volta dos 6 meses para a micose das unhas das mãos e 12 meses para os pés, quando é seguido corretamente.
"A micose não tratada pode se disseminar em alguns casos e ainda pode ocasionar a ocorrência de infecção bacteriana, devido à intensa coceira que fere a pele e abre uma porta de entrada", afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli.