Descubra como prevenir as cáries com essas dicas simples
O tratamento para eliminar cáries, é feito geralmente através de uma restauração, que é realizada pelo dentista e consiste na remoção da cárie e de todo o tecido infectado, sendo que depois é feita uma cobertura do dente com uma substância que pode ser resina composta, cerâmica ou amálgama.
Limpar os dentes de forma correta, aumenta o flúor na textura do esmalte, criando um escudo de proteção para as camadas, o que garante resistência contra os soldados destruidores da saúde bucal.
O cálcio é um ingrediente fundamental para prevenir a cárie, especialmente nas crianças. Os lacticínios são uma fonte maravilhosa de cálcio, que se encontra no leite, iogurte e queijo; já que o cálcio não se encontra na gordura, o leite descremado e o iogurte zero gordura são igualmente benéficos.
Bicarbonato e limão A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.
Por que a escovação não consegue eliminar a cárie? Escovar bem os dentes após as refeições deve ser parte do processo de prevenção contra a cárie, além de outros problemas bucais, como o tártaro, gengivite e periodontite. No entanto, uma vez que esse quadro está instalado, a escovação não é capaz de eliminá-lo.
Limpar os dentes de forma correta, aumenta o flúor na textura do esmalte, criando um escudo de proteção para as camadas, o que garante resistência contra os soldados destruidores da saúde bucal.
Embora uma cárie possa levar entre 2 e 3 anos a penetrar no esmalte, num só ano pode passar da dentina à polpa e inclusive afectar uma área muito maior. Por isso, a cárie da raiz que se inicia na dentina pode destruir em pouco tempo grande parte da estrutura do dente.
Os alimentos detergentes ajudam na limpeza bucal e previnem problemas de saúde como gengivite, mau hálito e cáries. Maçã, pera, kiwi, melancia, cenoura, acelga e pepino auxiliam na higiene dos dentes de quem faz as refeições fora de casa e nem sempre pode realizar a escovação correta.
Assim, ao ingerir um alimento com açúcar, as bactérias se alimentam dele, convertendo em um ácido que contribui para a destruição do esmalte. No entanto, o consumo de doces é apenas um dos fatores resultantes das cáries, e não o único.