Possíveis Tratamentos para Olhos Piscando Demais
Algumas das causas possíveis deste fenômeno são: Tique facial – O tique facial não está ligado a doenças neurológicas, pode ser simplesmente uma reação corporal frequente que faz com que os olhos pisquem; Blefaroespasmo – É um tipo de doença que causa um espasmo na musculatura da órbita do olho.
"Algumas doenças neurológicas, como Parkinson, e psiquiátricas, como a Síndrome de Tourette, podem gerar esse piscar contínuo e involuntário", detalha a especialista. Outra causa do piscar excessivo é o uso de alguns medicamentos. Por fim, piscar demais pode ser um tique, causado por ansiedade ou estresse.
O piscar em excesso pode ter diferentes causas. Pode ser um sinal de algum problema na superfície ocular, nos cílios ou nas pálpebras. Em algumas crianças, está relacionado ao aparecimento ou aumento de grau para óculos, ou também a um quadro de estrabismo intermitente.
- Quando a gente mente, pisca mais. Isso acontece quando existe conflito entre o que se pensa e o que se fala. As piscadas aumentam tanto na frequência quanto no tempo de duração.
Muitos tiques desaparecem espontaneamente, mas se forem problemáticos ou graves, uma intervenção comportamental abrangente para tiques e, às vezes, o uso de clonidina ou medicamentos antipsicóticos pode ajudar.
Os tiques não são graves e, na maioria das vezes, não atrapalham as atividades do dia a dia. No entanto, quando os tiques são mais complexos e acontecem de forma mais frequente, é importante consultar um neurologista ou psiquiatra para que seja feito o diagnóstico, pois pode se tratar da Síndrome de Tourette.
Realmente a ansiedade faz com que surja tiques nervosos. Pode ser piscar os olhos em demasia, ranger dentes, faca movimentos com a cabeça, ombros ou pescoço. Quando acontece de formas repetidas e involuntárias caracteriza-se como tiques e são decorrentes de angustia, ansiedade, estresse e são incontrolaveis.