O que fazer: evitar a exposição a substâncias que provoquem coceira na garganta é a medida mais eficaz. No entanto, caso isso não seja possível, pode-se recorrer a pastilhas calmantes que tenham mel, limão ou gengibre na sua composição, ou fazer gargarejos com soluções à base de água e sal.
"A coceira na garganta alerta para as seguintes possibilidades: rinite, infecções respiratórias, alergia a algum alimento, irritação das vias respiratórias pela poluição e inalação de ar seco ou de substâncias tóxicas, como poeira, fumaça, tintas, solventes e odores fortes", explica a médica.
O que fazer: o tratamento da secura da pele é simples e consiste em passar cremes hidratantes nos pés diariamente depois do banho. O ideal é optar por cremes muito nutritivos e com ureia ou ácido salicílico na sua constituição que ajudam a remover a pele morta.
Dor e inflamação no céu da boca podem estar relacionados a vários fatores, como por exemplo, uma prótese mal adaptada, infecção por fungos, lesões, ulcerações, alergias, dentre outros. O ideal é procurar seu dentista para verificar o que pode estar ocasionando essas reações e resolver o seu problema.
Desalex® é indicado para o alívio dos sintomas associados à rinite alérgica, como: Coriza (corrimento nasal), espirros e prurido nasal (coceira no nariz), ardor e prurido ocular (coceira nos olhos), lacrimejamento, prurido do palato (coceira no céu da boca) e tosse.
Mucocele A mucocele é uma alteração benigna caracterizada pela obstrução das glândulas salivares ou pancada na boca levando a formação de uma bolha no céu da boca, lábio, língua ou bochecha. A mucocele não é grave e normalmente não causa dor, a não ser quando há algum outro ferimento associado.
Se a palma da mão esquerda coçar é sinal de que vem vindo dinheiro. Mas se a palma da mão direita é que estiver coçando, uma visita desconhecida está para aparecer. Coceira na sola do pé significa viagem ao exterior.
Além disso, podem ser feitos bochechos com água morna e sal 3 vezes ao dia ou chupar gelo, já que ajuda a aliviar a dor e a inflamação. É importante também evitar o consumo de alimentos muito ácidos, como kiwi, tomate ou abacaxi, por exemplo, pois podem causar mais inflamação e, consequentemente, mais desconforto.
Se você tiver lesões em várias regiões da boca, experimente lavá-la com água morna salgada ou um enxaguante bucal prescrito pelo dentista para limpar e aliviar a irritação em toda a cavidade bucal.