Para aumentar a amplitude de movimento, o terapeuta deve mover uma articulação afetada além do ponto da dor, mas o movimento não deve provocar dor residual (dor que continua uma vez interrompido o movimento). Um alongamento moderado e progressivo é muito mais eficaz do que um alongamento momentâneo e forçado.
A medida da amplitude de movimento articular (ADM) é um componente importante na avaliação física, pois identifica as limitações articulares, bem como permite aos profissionais acompanharem de modo quantitativo a eficácia das intervenções terapêuticas durante a reabilitação.
As causas da redução da amplitude de movimento Umas da maiores causas da diminuição da Amplitude de Movimento é devido ao sedentarismo, postura inadequada e repetição de movimento. Conforme envelhecemos a ADM diminui provocando desvios posturais, dores, lesões e até perda de movimentos.
Como você já deve imaginar, a sigla adm. nada mais é do que administrar. Utilizada tanto para orientar os enfermos na realização de medicações autônomas quanto enfermeiros e técnicos no auxílio ao paciente, o termo é muito comum em qualquer âmbito da Enfermagem e Medicina.
A ADM passiva é benéfica para o paciente que está internado com restrição ao leito, com fraqueza muscular que impossibilita ou limita os movimentos, ou após procedimentos cirúrgicos para retirada de tumor.
Comece na mesma posição de prancha. Puxe a perna direita à frente e coloque o pé ao lado da mão direita. Em seguida, leve o braço direito estendido para o alto, fazendo uma leve torção do tronco e do pescoço (mantenha o olhar na direção da mão). Volte à posição inicial e repita com a perna esquerda.