Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra. Evite também cortes e aterros nas encostas para não enfraquecer o terreno. Nunca construa próximo a barrancos.
A principal interferência do ser humano é o desmatamento na região da encosta, que elimina as chamadas 'plantas salvadoras'. A vegetação exerce um papel importante de estabilização do solo, 'segurando' a terra e servindo como barreira natural para a queda d'água.
As terras envolvidas em um deslizamento de terra são geralmente instáveis. Uma das razões mais comuns para a instabilidade é a baixa cobertura do solo. Árvores e plantas, especialmente quando se enraízam profundamente, podem manter o solo no lugar para que não possa deslizar, mesmo em graus muito íngremes.
Os motivos que desencadeiam esse processo estão ligados à forma de relevo, estrutura geológica do terreno, além das ações humanas que intensificam os deslizamentos: retirada da cobertura vegetal de áreas de relevo acidentado, habitação em locais impróprios, oferecendo condições propícias para o desenvolvimento desse ...
Como evitar deslizamentos de terra em um terreno? Aprenda 7 técnicas fundamentais!
Se você observar um princípio de deslizamento, avise imediatamente a Defesa Civil (ligue para 199) e o Corpo de Bombeiros, assim como o máximo de pessoas que residem na área atingida. Além disso, afaste-se e oriente os curiosos para que se mantenham afastados do local do deslizamento, pois pode haver novas ocorrências.
Este recurso, quando usado ou manejado indevidamente, tem na erosão um dos principais vetores de degradação, destruição e prejuízos, inclusive com riscos à vida, principalmente animal e humana.
Fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de "encostas", "pendentes" ou "escarpas".
O deslizamento ocorrerá quando a força da gravidade atuando sobre a encosta for maior que o atrito existente entre as partículas. Se o deslizamento ocorrer na presença de chuva, em locais íngremes com transporte de fragmentos de rocha e solo identificáveis, dizemos que ocorreu um "escorregamento" de terra.
Os deslizamentos em encostas e morros urbanos vêm ocorrendo com uma freqüência alarmante nestes últimos anos, devido ao crescimento desordenado das cidades, com a ocupação de novas áreas de risco, principalmente pela população mais carente. A entrada de água no solo desestabiliza as encostas, formando fendas.