- Usar filtro solar todos os dias; - Usar FPS alto; - Reaplicar a cada 3 horas, principalmente em casa de alta sudorese; - Evitar o sol das 10 às 15h (horas de maior incidência dos raios);
A melanina é o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos. Existem alguns factores que podem desencadear um aumento na produção de melanina, mas os principais são a exposição ao sol, as influências hormonais, a idade e as lesões cutâneas ou a inflamação.
Fatores que interferem na síntese de melanina: Fatores genéticos: todos os estágios da melanogênese são controlados pelos genes responsáveis pela pigmentação. Fatores hormonais: o MSH controla a melanogênese e o estrógeno e a progesterona provocam a hiperpigmentação do rosto e da epiderme genital.
A melanina é uma proteína produzida a partir da tirosina (um aminoácido essencial) por células especializadas denominadas de melanócitos. Esse pigmento apresenta normalmente coloração marrom e sua principal função é proteger o DNA contra a ação nociva da radiação emitida pelo sol.
– No organismo, o betacaroteno é convertido em vitamina A, que auxilia na produção de melanina, pigmento responsável pelo tom da pele. Além disso, ele protege as células do corpo, prevenindo o envelhecimento precoce e auxiliando na manutenção da elasticidade da epiderme – explica a nutricionista Simone Bach.
A melanina é uma proteína presente no corpo que dá coloração aos olhos, cabelos e principalmente à pele. Ela é gerada pelos melanócitos - células que ficam na camada superior à derme - e, normalmente, apresenta coloração amarronzada.
Vários fatores estão envolvidos na etiologia da doença, sendo que a predisposição genética e exposição às radiações solares são os mais comuns. Assim, o conhecimento dos mecanismos envolvidos na melanogênese podem influenciar na descoberta de novas substâncias que possam alterar esses processos.