O tratamento para a diarreia em gatos é orientado pelo veterinário após o correto diagnóstico. Nos casos mais simples, o profissional pode recomendar repouso para o animal, hidratação intensa com água fresca e limpa e nutrição com uma boa ração específica para o bichano.
Uma boa maneira de ajudá-lo é oferecer Grama Valeriana, Malta ou Nepeta Cataria, mais conhecida como erva do gato. O mercado oferece petiscos e pastas que auxiliam na eliminação de bola de pelos em gatos.
Como fazer para alimentar um gato e ajudá-lo a ganhar peso
Brincadeiras antes da refeição, brinquedos interativos que estimulam o instinto de caça e misturar alimentos úmidos à ração seca são boas dicas para abrir o apetite do gato. Lembre-se: tome muito cuidado com os petiscos – já que o excesso pode provocar o desinteresse pela comida.
A diarreia é um dos sintomas de várias parasitoses, como a giardíase. Por isso, manter a vermifugação em dia é tão importante. Para essa tarefa, conte com o Giardypet, um medicamento completo com comprimidos divisíveis e palatáveis, o que facilita a aceitação do remédio pelo pet.
Troca de ração, vermes, vírus, alimento estragado ou até mesmo desidratação podem causar diarreia em gatos. Na maioria dos casos, a situação não é grave e pode ser resolvida em casa, mas se a diarreia estiver acompanhada de outros sintomas, é importante a consulta no veterinário.
Vomitar bolas de pelo até quatro vezes em um mês é considerado normal, para gatos com pelagem longa, menos vezes para gatos com pelo curto. Isso acontece porque a língua do gato é áspera e não o permite conseguir cuspir o pelo, por isso ele acaba engolindo os pelos que se soltam durante a limpeza.
Vomitar os pelos não é algo normal e os tutores precisam saber disso. Os pelos mortos do gato podem ser ingeridos com muita facilidade pelo animal e essa grande quantidade pode até virar o que chamamos de bola de pelo no estômago e intestino do felino.
"Um dos pontos-chave para o manejo da DRC é manter o paciente hidratado, para isto, o tutor pode incluir alimentos úmidos na dieta do animal (sempre com indicação do médico-veterinário), utilizar fontes em casa, já que os gatos adoram água corrente e acabam incentivados a ingerir mais líquidos.
Os principais alimentos ricos em fósforo são as sementes de girassol e de abóbora, as frutas secas, peixes como sardinha, as carnes e os laticínios.