Remédios analgésicos, como Paracetamol, ou anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, podem ser usados para aliviar a dor e o desconforto. Além disso, durante a recuperação, é importante beber cerca de 2 litros de água por dia e manter uma boa higiene íntima.
A sensação de bexiga cheia, mesmo depois de urinar, pode ser um sintoma de cistite. Trata-se de uma inflamação da bexiga muitas vezes causada por bactérias, sendo muito mais frequente na mulher do que no homem.
Os sintomas da retenção urinária podem incluir:
A ardência ao urinar é na maior parte das vezes um sinal de infecção urinária, que é muito mais frequente nas mulheres, mas que também pode acontecer em homens, causando sintomas como sensação de peso na bexiga, vontade frequente para urinar e mal-estar geral.
A dor ou ardência ao urinar, ao contrário do que se pensa, não é sintoma apenas de infecção urinária. O desconforto é um sinal de diversas doenças, como hiperplasia benigna da próstata, câncer no pênis, tuberculose do trato urinário, pedras nos rins, vulvovaginite, entre outras.
Alterações no trânsito intestinal Já para tratar a prisão de ventre e os gases é recomendado fazer uma alimentação rica em fibras, beber muita água, evitar alimentos ricos em carboidratos como arroz, batata e pão branco, ou fazer uma massagem abdominal abaixo do umbigo, no sentido da direita para a esquerda.
Há também pessoas em que a ansiedade desencadeia a necessidade de ingestão de alimentos e líquidos. Outras que apresentam secura na boca, aumentando a sensação de sede. Em todo o caso, o aumento de ingestão de líquidos aumenta as idas ao banheiro.