Uma boa forma de aliviar a dor muscular é o repouso e aplicação de compressas mornas sobre a região dolorida. Exercícios para alongar os músculos do peito, colocando os dois braços esticados para trás e agarrando as mãos também costumam ajudar.
Entre as causas mais frequentes é preciso destacar algumas doenças que provocam um evidente aumento da pressão no interior do tórax, sobretudo a asma brônquica, o enfisema, a pleurite e os derrames pleurais.
O soluço é um dos reflexos mais incômodos do corpo humano. Ele acontece quando há uma contração rápida e involuntária do diafragma. Para interrompê-lo, existem algumas ações simples que estimulam os nervos e os músculos da região do tórax e, dessa maneira, estabilizam a situação.
Nos humanos, este músculo está localizado junto às vértebras lombares, às costelas inferiores e o esterno e, ligando-se a estas estruturas através de tendões periféricos. Apresenta-se recoberto pelo peritônio em sua parte inferior, em sua parte superior, é adjacente à pleura parietal.
As recomendações iniciais para tratar a dor da costocondrite consistem em fazer repouso, aplicar uma compressa quente na região e evitar movimentos que possam piorar a dor, como levantar objetos pesados ou praticar esportes de impacto.
O diafragma e a respiração O diafragma é o principal músculo que atua no processo da respiração pulmonar. Durante a inspiração, o diafragma se contrai e desce. Com isso, reduz a pressão intratorácica e comprime as vísceras abdominais. Esse movimento facilita a entrada de ar nos pulmões.
Sintomas das hérnias diafragmática