Para te ajudar, separamos algumas maneiras eficazes de como acalmar cachorro bravo e ansioso.
Duas opções sempre muito bem-vindas são os chás de camomila e o de valeriana. Respectivamente, um serve para situações de estresse leve a moderado; o outro, para momentos críticos, que requereriam, muitas vezes, intervenção farmacológica.
"Um sedativo de uso veterinário que é bastante usado é a acitromazina, que normalmente é aplicada em 60 gotas para cães de grande porte e 15 gotas para cachorros pequenos. Ele deixa o cão num estado de sonolência que facilita a viagem", conta Camargo.
Seja para deixar o pet mais tranquilo durante uma viagem ou até ajudá-lo a perder o medo dos fogos de artifícios, muitos tutores pensam em dar calmante para cachorro. Caso você esteja passando por isso, saiba que essa não é uma boa ideia, a não ser que a medicação tenha sido prescrita pelo médico-veterinário.
Mais velhos, experientes e maduros, os cães a partir dos 8 anos se tornam ainda mais afetivos e companheiros. Com a idade, o cão fica menos ágil e mais calmo, mas a afetividade fica mais acentuada. Por isso, é fundamental brincar com ele, sair para passear e garantir que ele tenha companhia e exercício frequente.
A hiperatividade em cães pode estar ligada à falta de estímulos. Antes de classificar um cachorro como hiperativo, é importante que o tutor seja sincero. Pergunte a si mesmo se você tem proporcionado os estímulos necessários para garantir o bem-estar do animal.
O medicamento só deve ser prescrito por um Médico Veterinário. O uso indiscriminado de benzodiazepínicos pode ser perigoso para a saúde dos animais. Continue o tratamento pelo tempo determinado pelo médico veterinário, mesmo se o animal apresentar melhora. Não faça uso deste medicamento sem orientação Médica.
Cães: 0,2 ml/kg administrados de acordo com a necessidade ou a cada 6 horas. · Gatos: 1 a 4 mg totais a cada 12 a 24 horas.
Em algumas situações, pode ser indicado pelo(a) veterinário(a) o uso de medicações tranquilizantes, que possam favorecer o sono do cachorro. Porém, em nenhuma hipótese isso deve ser feito sem auxílio profissional.
Alguns remédios para tratamento de sintomas em seres humanos também podem ser administrados em cachorros, como é o caso do Dramin. Utilizado em casos de náusea e de vômitos, o Dramin para cachorro dormir atua no sistema nervoso central, inibindo o mal-estar.