Geralmente o tratamento para o corrimento marrom causado por bactérias é feito com o uso de Azitromicina ou Ciprofloxacino em dose única ou por 7 a 10 dias, de acordo com a recomendação médica.
Corrimento castanho (marrom claro) e escuro Quando se trata do marrom escuro, normalmente, está relacionado pela quantidade de sangue em sua composição, o que pode indicar feridas no colo do útero, paredes vaginais ou ser resquício de menstruação.
Normalmente, o corrimento marrom não é sinal de gravidez pois é mais comum que, no início da gestação, a mulher apresente um pequeno corrimento rosado que indica a implantação do embrião no útero.
Corrimento marrom após a relação sexual pode ser sinal de algum sangramento na parede da vagina ou no colo do útero, causado por relações sexuais intensas ou repetidas, ou ainda alergia ao látex do preservativo.
O corrimento marrom é mais comum aparecer após a menstruação devido a saída de alguns coágulos de sangue, mas também pode acontecer antes da menstruação, especialmente após o contato íntimo ou pela troca de anticoncepcional.
O corrimento vaginal pode ser tratado naturalmente com o uso do chá de folhas de goiabeira e através de uma alimentação adequada, pois isso ajuda a flora vaginal a voltar ao normal. No entanto, caso o corrimento persista mesmo após 3 dias de tratamento caseiro, é aconselhado ir ao ginecologista.
Borra de café ou menstruação marrom pode ser sim sinal de gravidez. Porém, muitas mulheres têm essa menstruação borra de café devido a alguma alteração hormonal como aumento do estrogênio ou queda da progesterona. Se você tem uma menstruação escura sempre, então é normal para o seu caso.
O corrimento marrom antes da menstruação é considerado comum quando o fluxo menstrual está chegando e, geralmente, não indica um problema de saúde. Também é normal observar o sangramento borra de café no final da menstruação, desde que não venha acompanhado de outros sintomas como coceira, mau cheiro e dor ao urinar.
Na maioria dos casos, o corrimento marrom na gravidez é considerado normal, acontecendo em pequena quantidade e possuindo duração de até 3 dias, não sendo necessário realização de tratamento específico.