Diferente do chorume produzido em aterros sanitários e lixões, o chorume da composteira não é tóxico e pode ser utilizado como fertilizante de solo e pesticida natural. Para utilizá-lo como fertilizante de solo, é preciso dissolver cada parte de chorume em dez partes de água.
Mas, atenção, se o chorume for guardado em um ambiente fechado e por muito tempo, o seu cheiro se torna forte e desagradável. Por isso, não acumule esse material em casa durante longos períodos. A aplicação pode ser feita a cada 15 dias em vasos, canteiros e jardins.
Além de permitirem a decomposição do lixo orgânico, estes permitem a fabricação de um excelente adubo natural e, ainda, podem produzir um tipo de líquido percolado que serve como fertilizante para plantas, hortas e solo, já que este contém apenas restos de alimentos, e não componentes de pilha ou mesmo fezes, como nos ...
O acúmulo de chorume no meio é um grande problema ambiental. Pode causar a poluição dos lençóis freáticos e outros mananciais e depósitos aquíferos subterrâneos. Mais diretamente, o chorume contamina o solo no local onde é formado. ... O quadro é ainda pior se considerarmos a alta concentração de metais pesados no chorume.
Para utilizá-lo como fertilizante de solo, é preciso dissolver cada parte de chorume em dez partes de água. Para utilizá-lo como pesticida natural, dissolva chorume em água na proporção de meio a meio e borrife nas folhas dos vegetais no final da tarde, para não haver queimadura de sol nas plantas.
O composto líquido é um excelente adubo natural! Seus nutrientes são rapidamente absorvidos pelas plantas. Por ser um líquido concentrado, sugerimos que ele seja diluído na proporção de parte de composto líquido para 10 partes de água. Ele pode ser utilizado na rega das plantas, ou borrifado nas folhas.
Para o biofertilizante com esterco de gado a melhor temperatura é 38°C, que é a temperatura da pança (rúmen) dos herbívoros, seja camelo, vaca ou veado. Em regiões onde a temperatura média do dia é de 18° C pode levar até 90 dias.
O biofertilizante não tem prazo de validade, no entanto, é importante que seja armazenado em um recipiente de inox, madeira ou vidro. O recipiente não deve ser totalmente fechado, para que o produto não continue fermentando e o gás não cause pressão, gerando risco de explosões.
A incineração do lixo tem como principal vantagem à redução do volume de resíduos destinados a aterros. Contribuindo assim para um ganham econômico com o descarte de resíduos. Além disso, contribuiu para que a vida útil do aterro se prolongue, ou seja, o aterro ganha mais área.
Quando aplicado no solo, o composto reduz a necessidade de herbicidas e pesticidas químicos, aumenta a resistência das plantas a doenças e pragas, melhora a capacidade de retenção de água e de nutrientes, reduz a erosão e a carga poluente da agricultura intensiva.