É matéria-prima para a compostagem, é alicerce para elevar canteiros em jardins. As folhas secas quando entram em decomposição, devolvem matéria orgânica para o solo, além de nutrientes importantes para a nutrição da terra, a exemplo do carbono e nitrogênio. Na prática, solo coberto é solo protegido e adubado.
Aquela folha seca rende um ótimo componente para adubar o solo. Se você conseguir triturar um pouco as folhas, melhor ainda, e se for aquelas bem duras, com bastante nervuras, aí é perfeito. Onde normalmente se usa bokashi ou esterco, pode colocar as folhas secas trituradas que é tiro e queda.
Dilua 100 ml de leite em 1 L de água. "Borrifando nas folhas, essa água com leite atuará como fungicida. O líquido possui vários sais e aminoácidos e seu uso torna as plantas mais resistentes e evita o aparecimento de bichos causadores de doenças. Se aplicada no substrato, servirá como fertilizante", explica Gabriela.
Se você tem um jardim ou quintal, tente deixar as folhas e flores que caem das árvores na grama mesmo. O acúmulo de folhas e flores secas e também murchas servem como fertilizante natural para o terreno.
Significado de folha seca: Pessoa a toa, no vento.
Como fazer a compostagem de maneira adequada
Espalhe as folhas entre duas folhas de papel-toalha. Coloque-os entre duas folhas de papel mata-borrão ou várias outras folhas de papel-toalha. Coloque toda essa pilha de papéis na prensa aberta, então feche-a bem apertada. Verifique a cada poucos dias para trocar os papéis úmidos e ver se as folhas estão secas.
O uso de uma plataforma de corte para adubagem significa que, quando a grama e as folhas forem cortadas pela primeira vez, elas serão jogadas de volta para cima para dentro da plataforma de corte e, em seguida, cairão nas lâminas uma segunda vez. Dessa forma, o resíduo é finamente cortado.
Uma técnica que permite transformar galhos, troncos e folhas em adubo, por meio de um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico: esta é a compostagem, ferramenta que permite recuperar nutrientes dos resíduos orgânicos e, consequentemente, enriquecer o solo para agricultura ou jardinagem.