Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em Araras (SP) passaram a adotar um método para utilizar grama cortada e fazer adubo. Quando misturada com esterco ou restos de alimentos, a grama vira um novo composto que fortalece raízes, flores e frutos, trazendo um aumento de até 50% na produtividade.
O adubo orgânico feito com folhas e grama, por exemplo, não requer muita manutenção: basta cortar o gramado, juntar os resíduos e jogá-los de forma homogênea na horta ou no jardim.
1) Primeiramente você deve certificar-se de que a grama está seca. Posteriormente, passe a vassoura de aço para levantar o gramado e meça a altura. Assim, se a grama estiver entre 5 e 10 centímetros, é hora de fazer o corte. Vassoura de aço, clique no link para ver mais.
Como fazer a compostagem de maneira adequada
Um dos benefícios dos rastelos, além de limpar as folhas, é afofar o solo para receber nutrientes. Para exercer bem essa tarefa, além de um bom preparo físico, é importante conhecer um pouco sobre rastelos.
Para transformar grama em quilograma, vemos na tabela que devemos dividir o valor dado por 1 000. Isto é o mesmo que dividir por 10, depois novamente por 10 e mais uma vez por 10. c) Transforme 350 g em mg. Para transformar de grama para miligrama devemos multiplicar o valor dado por 1000 (10 x 10 x 10).
Conforme as aparas de grama e folhas se decompõem, adicione material orgânico na pilha. Por exemplo, jogue um punhado de cascas de vegetal e borras de café na pilha uma vez por semana. Misture bem os materiais orgânicos com um forcado para não deixar esses restos de comida só na parte de cima.
Na saída do inverno, os gramados costumam estar secos e com falhas, gerados por falta de água, pisoteio e baixo crescimento, a melhor maneira de reavivar o seu gramado é repondo nutrientes ao solo, utilizando adubos químicos, orgânicos e aproveitando para corrigir falhas e pequenas bacias onde acumula água.
Três dicas para aparar a grama corretamente
Faça a compostagem de galhos ou pedaços de árvore para que o material orgânico se reaproveite positivamente para o meio ambiente (saiba mais na matéria "O que é compostagem e como fazer"). Se você não tiver essa opção, contate a prefeitura, marcenarias ou locais que aproveitem essa material como lenha.