Eles os elaboram e combinam para produzirem determinados efeitos, como fazem os homens com os seus materiais, ainda que por processos diferentes. Lá, porém, como neste mundo, somente aos Espíritos mais esclarecidos é dado compreender o papel que desempenham os elementos constitutivos do mundo onde eles se acham.
A chegada no plano espiritual, porém, pode ser sofrida ou não. Trata-se de um sofrimento moral. É a alma que sofre, não o corpo, pois este transforma em matéria inerte, morta, em processo de decomposição.
Para responder essa pergunta, podemos dizer que a espiritualidade é a crença, o espiritismo é a religião. ... Todas as religiões que acreditam na existência do espirito e na sua independência sobre a matéria são chamadas de espiritualistas.
Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo. Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.
Ao desencarnar rompem-se os três plexos (cerebral, solar e funcional) e o espírito, juntamente com o perispírito, se desliga do corpo físico. O desencarnado entra numa outra frequência, diferente da frequência da matéria, e é transportado para um outro local. Chegando lá será bem recebido.
A espiritualidade é, sobretudo, um grande ato de conexão entre o ser humano e o divido. Ela constrói o modo como compreendemos o mundo, as pessoas e Deus. É um ato que que energiza nosso ser e nos faz evoluir.
Toda espiritualidade cristã se pauta na relação com Deus, mas toda espiritualidade também reflete luz no mundo que são nossas obras. Esse curso conta com estudos sistemáticos, mas também em muitos momentos será pautado pela experiência espiritual com as atividades desenvolvidas ao longo do curso.
É através da consciência de nossa condição humana, do discernimento constante, da liberdade interior diante de tudo e todos e da busca daquilo que mais nos conduz a Deus e nos faz melhores para o próximo é que vamos progredindo nesse caminhar. É um processo.