Por que algumas pessoas ficam vermelhas de vergonha? A explicação fisiológica é a dilatação dos vasos sanguíneos da face, que faz com que o sangue flua em maior quantidade para o rosto.
É comum que o rosto fique avermelhado quando a pessoa encontra-se em situações mais estressantes, que gera ansiedade, vergonha ou nervosismo, pois nessas situações há uma descarga de adrenalina, que faz o coração acelerar e a temperatura do corpo começa a subir, além de haver dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando ...
A vermelhidão no rosto normalmente é uma reação natural do corpo diante de situações de estresse, como nervosismo, raiva ou vergonha. O estresse emocional faz com que o sistema nervoso autônomo provoque uma dilatação dos vasos sanguíneos, deixando a face vermelha e quente. É o chamado rubor facial.
A vermelhidão é causada pela deficiência de uma enzima que metaboliza o álcool. Algumas pessoas ficam com o rosto vermelho quando ingerem bebidas alcoólicas e acham isso normal.
O QUE DIZ A CIÊNCIA Quando você está envergonhado, seu corpo libera adrenalina. ... A adrenalina também provoca a dilatação dos vasos sanguíneos (chamada vasodilatação ), a fim de melhorar o fluxo sanguíneo e o fornecimento de oxigênio. Por isso, você fica corado, com aquela sensação de queimação.
A descarga de adrenalina também provoca a dilatação dos vasos sanguíneos para melhorar o fluxo de sangue e oxigênio, o que, por sua vez, faz com que as nossas bochechas — e às vezes até o rosto inteiro — fiquem coradas.
Isso acontece porque o sangue precisa circular mais rápido para levar oxigênio às células. Durante esse processo, os vasos sanguíneos se dilatam para que oxigênio chegue mais rápido nos músculos. E isso faz com que fiquemos com o rosto vermelho quando praticamos atividades físicas.
Calor na cabeça que afeta também o rosto é sintoma de alteração da circulação. Podemos citar algumas das causas possíveis, como a enxaqueca, pré-menopausa, hipertensão arterial (pressão alta) e até mesmo estresse e ou ansiedade.
A intolerância ao álcool é mais comum nas pessoas. Alguns sintomas mais comuns são diarréia, pele vermelha, dor de cabeça, coceira, cólicas, ou até palpitações.