Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica. ... A grande resistência elétrica dos resistores torna esses componentes capazes de reduzir a passagem da corrente elétrica.
Resistores estão em série quando os seus terminais estão ligados um em seguida do outro e não existem ramificações entre componentes.
A função do resistor é limitar o fluxo de corrente elétrica que passa por ele, e a essa limitação se dá o nome de resistência, medida em ohms, e ela define qual a facilidade ou dificuldade que os eletrons terão que enfrentar para passar pelo resistor.
- O Resistor 1K é um dispositivo muito utilizado em equipamentos elétricos e circuitos eletrônicos já que apresenta funções importantes e diferenciadas, como, por exemplo, gerar calor, limitar a corrente elétrica e produzir queda de tensão.
A potência dissipada por um resistor é dada em função do valor da resistência do resistor R, da diferença de potencial U e da corrente elétrica i. Pela Lei de Ohm, temos que a diferença de potencial U é dada pelo produto da resistência R do resistor pela corrente elétrica i, então U = R * i.
Uma forma bem intuitiva e interessante de se representar a diferença entre os dois tipos de resistores é por meio de um gráfico de U em função de i. Um resistor será ôhmico se, e somente se, esse gráfico for uma reta que passe pela origem. Qualquer gráfico distinto disso certamente representa um resistor não-ôhmico.
De acordo com a Lei de Ohm, sabemos que um condutor é dito condutor ôhmico quando a resistência dele se mantém constante independentemente do valor da diferença de potencial que é aplicada sobre ele, contudo nem sempre ocorre dessa forma, ou seja, a resistência de um condutor pode variar.