Curador, comissário de exposições ou conservador de arte é uma pessoa responsável pela concepção das obras de arte, montagem e supervisão de uma exposição da obra, além de ser também o responsável pela execução e revisão do catálogo da exposição. ... Podem atuar em galerias de arte, museus e fundações.
"(O curador) é responsável pela forma como as obras são exibidas em um determinado espaço, se são exibidas próximas ou distantes uma das outras, se são bem ou mal iluminadas, se são exibidas com, sem ou nenhuma informação suplementar. Tudo isto é papel do curador", explica Moacir.
Curadoria consiste na pesquisa, seleção, organização e montagem de uma exposição. ... Pretende também propiciar o diálogo entre público e curadores, e oferecer um espaço de reflexão e releitura de experiências curatoriais.
Já a curadoria independente não está vinculada a uma instituição fixa. Nesse ramo, o profissional pode trabalhar para várias delas (galerias, museus, etc.) em períodos específicos. ... Em sua visão, hoje, o curador tem que captar a ideia do artista e fazer com que ela se torne mais "palatável" para o público.
A curadoria de conteúdo reúne um conjunto de técnicas para selecionar materiais interessantes e construir reflexões a partir deles. Versátil, esse processo pode ser utilizado como suporte para aulas, cursos, vídeos e eventos de caráter técnico.
Habilidades essenciais para exercer uma boa curadoria de arte incluem:
Curadoria é um cargo exercido por um curador, ou seja, uma pessoa responsável por organizar e administrar os bens de um menor emancipado ou de alguém que esteja ausente de suas obrigações. ... O conceito de curadoria abrange um extenso campo de atividades, desde o artístico-cultural até as perspectivas comerciais.
CURATELA. Curatela é o encargo que é conferido a uma pessoa para que, segundo os limites determinados juridicamente, fundados em lei, cuide dos interesses de alguém que não possa licitamente administrá-lo.
Curadoria de conteúdo é uma dinâmica que envolve pesquisa, seleção e adaptação de materiais, a fim de que se tornem relevantes para determinada audiência. Ao contrário do que muita gente acredita, esse processo não descreve a simples reprodução, cópia (ou plágio) de informações.
Curadoria na educação corporativa é um processo de triagem de formatos e conteúdos, resultando em treinamentos alinhados às expectativas de profissionais e empresas.