Triagem é um processo que consiste na ação de separar objetos ou coisas de acordo com características que identifiquem os grupos pela sua importância ou urgência.
Esse processo consiste em sistematizar a classificação de pacientes de acordo com a sua urgência médica. No momento de chegada ao pronto-socorro, o paciente é avaliado por um profissional da saúde.
A triagem determina quem vai receber tratamento primeiro, e tem como objetivo organizar e assegurar a assistência qualificada ao paciente, de acordo com o risco. Os serviços de emergência fazem parte de hospitais e recebem pacientes de todos os níveis de gravidade, necessitando de recursos humanos especializados.
O Enfermeiro destaca-se pelas suas características generalistas, que permite ao enfermeiro de triagem assumir a responsabilidade pela avaliação inicial do paciente, iniciar a obtenção do diagnóstico, encaminhar o paciente dentro do departamento de emergência para a área clínica adequada, supervisionar o fluxo de ...
O enfermeiro tem a capacidade de organizar o fluxo dos usuários conforme a prioridade do atendimento e a demanda dos serviços, sendo um profissional de excelência na execução da triagem/classificação de risco nos serviços de urgência.
Os exames de triagem facilitam a detecção precoce das doenças mais comuns e tratáveis, como diabetes, câncer e doença cardíaca, que podem aparecer na meia-idade e depois. O médico estará interessado em identificar fatores de risco de doenças crônicas comuns e em discutir o que pode ser feito para evitá-las.
Triagem é um processo de separação que determina a prioridade de atendimento e tratamento de pacientes, sempre com base na gravidade da sua condição. Essa prática é utilizada, principalmente, quando não existem recursos suficientes para tratar todos os pacientes de forma imediata.
O processo de triagem se dá com a abertura de ficha no setor. Após, o paciente é direcionado para a sala de triagem. "O enfermeiro triador identifica a queixa principal e através dela associa um fluxograma de Manchester a ser aplicado.
Conforme regulamentação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o estabelecimento dos protocolos de triagem e classificação de risco é atividade exclusiva do profissional de enfermagem.