A obra gira em torno da história de Simão Bacamarte, médico respeitado que viajou pela Europa e pelo Brasil. Quando criou um consultório na cidade brasileira de Itaguaí, resolveu se casar com uma viúva: Dona Evarista. A relação não era baseada no amor, e sim na possibilidade de ter filhos.
Após conquistar respeito em sua carreira de médico na Europa e no Brasil, o Dr. Simão Bacamarte retorna à sua terra-natal, Itaguaí, para se dedicar ainda mais a sua profissão.
Dr. Simão Bacamarte é um bem-sucedido médico da pacata Itaguaí, onde empreende esforços para entender e tratar os casos de loucura. Para tal, cria o Manicômio Casa Verde, com objetivo de abrigar todos os loucos da cidade e da região.
Personagens Principais
A personagem Dona Evarista é a esposa do Dr. Simão Bacamarte e sua primeira antagonista. simpática." Muito comportada usa trajes do fim do século 19 com seus espartilhos, chapéus, sombrinhas e laçarotes em vestidos rodados e sapatos com saltos carrapetas.
Simão Bacamarte (Alienista), um respeitado médico que tinha boa fama em Portugal, Espanha e no Brasil. Ele é casado com a já viúva D. Evarista, quem ele julga ser uma boa mulher para gerar bons filhos, o que acaba não acontecendo. Dr.
John Gledson chamou atenção para essa relação na constituição de "O alienista". Se o leitor põe-se a perguntar em que período da história estamos, qual a data desses acontecimentos, evidentemente responderia: no período colonial, e claro, com razão – é o vice-rei que manda as tropas do Rio.