Profissional da área fiscal/ tributária Um profissional nessa área deve ser formado em Ciências Contábeis ou Direito e ter uma especialização na área. É claro que, para obter destaque no mercado, é necessário manter uma cultura forte de educação continuada, com cursos e workshops para se manter atualizado.
O que é a área Fiscal? Antes de tudo, dentro da Administração Pública, a área Fiscal é responsável pela fiscalização de tributos. Nesse sentido, sua principal responsabilidade é a inspeção fiscal e a arrecadação tributária. Mas, é comum que muitas pessoas confundirem tributos com impostos.
O departamento fiscal é o setor responsável por fazer a escrituração de todas movimentações fiscais, apurar impostos e garantir que todas as obrigações acessórias sejam cumpridas.
É o departamento responsável pela escrituração de todos os documentos fiscais (entradas, saídas e prestações de serviços), pela apuração e a preparação das guias de recolhimento dos impostos Federais, Estaduais e Municipais. É ele o responsável por garantir que uma empresa cumpra todas as obrigações legais.
As rotinas fiscais envolvem o recebimento físico e fiscal de produtos. Desde a chegada do caminhão até a escrituração fiscal das mercadorias. Outra das atividades que faz parte das rotinas fiscais é a conferência da documentação fiscal.
Com uma boa administração, essa área torna-se uma opção bastante atraente para as empresas, além de gerar uma série de benefícios, tais como: Benefícios fiscais para redução de custos; Melhora no fluxo de caixa, com pagamentos dos impostos e taxas; Redução de exposição ao fisco, com multas e fiscalizações; e.
Já a Contabilidade Fiscal é aquela capaz de apurar e conciliar a geração de tributos de uma empresa. Ou seja, ela se baseia nas normas fiscais estabelecidas pela lei de cada local em específico, envolvendo o registro das operações para a entrega e apresentação de declarações e pagamentos de impostos.
O departamento fiscal é o setor da empresa responsável por fazer a escrituração de todas essas movimentações, apurar impostos e garantir que todas as obrigações legais estão sendo cumpridas.
Apuração de tributos; Análise dos dados cadastrais dos fornecedores junto ao Fisco; Auxílio na determinação de classificação Fiscal de novos produtos comercializados; Entrega de obrigações acessórias, como as Escriturações Fiscais e Contábeis Digitais (EFD e ECD).