A Bíblia traz histórias maravilhosas de pessoas que, mesmo falhas como nós, entregaram completamente seu coração a Deus e deixaram um legado de fé e esperança aos que viveriam posteriormente. Ana é uma dessas pessoas. Foi uma mulher de fé inabalável e que honrou a Deus em sua vida.
Enquanto Penina tinha filhos, Ana era estéril. Todos os anos, quando Elcana e sua família iam peregrinar no templo de Deus em Siló. Penina provocava Ana humilhando-a por causa da esterilidade....Ana (mãe de Samuel)AnaAtribuiçõesCanção de Ana.PadroeiraEsposas sem filhos e mulheres inférteis.Portal dos Santos
A promessa de Ana A história bíblica refere que Ana, mãe de Samuel, sofria de esterilidade, o que lhe era motivo de grande humilhação, já que Penina, a outra esposa de seu marido Elcana, tinha dez filhos.
Cântico de Ana é um poema de louvor a Deus, que interrompe a sequência de texto em prosa dos Livros de Samuel. Conforme o relato bíblico, o poema (1 Samuel 2, 1-10), foi uma oração de Ana, em gratidão a Deus pelo nascimento de seu filho, Samuel. Ele é muito semelhante ao Salmo 113.
Ana fez um Voto a Deus, ela iria dar seu filho para Deus se a petição dela fosse atendida. Aprendemos aqui que devemos SER FIÉIS A DEUS, quando fizermos um voto com DEUS devemos ser Fiéis em cumprir assim como Ana.
Pois Deus, ama aqueles que reconhecem o seu poder e o exaltam pelos seus milagres e maravilhas. Neste momento, faça como Ana que era estéril, mas teve fé que o Senhor daria um filho para ela. ... Nesta oração de Ana, ela demonstra todo amor e gratidão pelas bênçãos e milagres que Deus fez em sua vida e de toda sua família.
Ana viveu no período dos Juízes. Esta mulher, ela foi privada da alegria e da felicidade de ser mãe. ... Mas Ana, mesmo passando por momentos extremamente difícil, ela se mostrou, forte, corajosa, ela demostrou ser uma mulher guerreira, Uma mulher de uma fé fantástica uma fé extraordinária.
"E disse ela (Ana) Ah! Meu Senhor, tão certo como vives, eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, orando ao Senhor" (1 Sm 1:26). Elcana amava profundamente a Ana e não se importava com a sua esterilidade. Inclusive, os melhores presentes e a maior atenção dele eram voltados para ela, apesar de não terem filhos.
Até que o Senhor ouviu as orações de Ana, e em uma noite que haviam retornado de uma dessas idas ao templo, Elcana deitou-se com ela, o Senhor "lembrou-se dela" e depois de um tempo Ana finalmente teve um menino: Samuel. Samuel cresceu na casa do Senhor e foi consagrado a Deus.
A história de Ana é o retrato de uma mulher cheia de fé. Com umrelacionamento vivo e sincero com Deus, que não abre mão dos bons planos dele para sua vida. Ana era uma das esposas de Elcana, a que ele mais amava. ... No costume da época era permitido ao marido ter uma segunda esposa caso a primeira fosse estéril.