A saúde mental não diz respeito apenas à manutenção e tratamento de transtornos mentais, mas também corresponde à área da prevenção destes, com a promoção de um ambiente sociocultural baseada em aspectos como a autoestima, relações interpessoais e outros elementos que devem ser trabalhados desde o ensino primário de ...
Estes profissionais incluem psiquiatras, psicólogos, e enfermeiros especializados, entre outros. O Psiquiatra é formado em medicina (curso de duração média de 06 anos) e especializado em Psiquiatria (residência médica com duração de 03 anos).
A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
Psicólogos, psiquiatras e psicanalistas são três profissões que trabalham com a mente humana, mas são distintas em alguns pontos e possuem abordagens diferentes. No entanto, os três profissionais podem atuar juntos no tratamento ou acompanhamento de um paciente.
psicólogo Independentemente de quais áreas da Psicologia em que atue, o psicólogo pode ser definido como o indivíduo que estuda a mente humana e o seu comportamento, identificando os problemas relacionados a essas questões.
Uma saúde mental em dia possibilidade que o funcionário consiga aplicar todas as suas habilidades e competências de forma produtiva, além de ter a capacidade emocional necessária para suportar todas as adversidades e situações de estresse que fazem parte do exercício da profissão.
A pessoa fica mais quieta, evita contato social, pode se tornar mais agressiva e menos tolerante. Os locais de trabalho que promovem a saúde mental e apoiam pessoas com transtornos mentais são mais propensos a reduzir o absenteísmo, aumentar a produtividade e se beneficiar de ganhos econômicos associados.
Veja abaixo seis sinais que merecem atenção e pelo menos um check-up com seu médico, para descartar a possibilidade de doença.