A cunicultura é o ramo da zootecnia que trata da criação racional e econômica de coelhos.
A temperatura ideal para coelhos, a partir do desmame, varia de 15 a 20°C e a umidade relativa varia de 60 a 70% (LEBAS et al., 1996), sendo assim, a simples proteção da radiação solar, seja por meio de sombreamento natural ou artificial, se torna indispensável para o fornecimento de um ambiente favorável aos animais.
Na criação de coelhos diversos equipamentos são utilizados dentre eles, os que mais ganham destaque são gaiolas, os ninhos, comedouros, os bebedouros, as pranchetas de repouso e o tatuador (RIOS et al,2011).
Devido às marcas, sua pele apresenta características únicas, motivo pelo qual não é muito valorizada. São animais rústicos, precoces, com prolificidade de 5 a 8 láparos por parto e de fácil engorda.
A cunicultura visa à criação de coelhos (Oryctolagus cunículus) para a produção de carne e subprodutos. Essa é uma atividade bastante desenvolvida em diversos países, pois os coelhos são animais que em menor tempo conseguem produzir grandes quantidades de proteína de alto valor biológico.
Cunicultura é o ramo da Zootecnia que trata da criação de coelhos. Como atividade pecuária é o conjunto de procedimentos técnicos e práticos necessários à produção de carne, pele e pelos de coelho ou criação do animal em condições especiais para uso como cobaias de laboratório.
Segundo Harkness & Wagner (1977), o coelho, em condições de conforto, apresenta freqüência respiratória entre 35 e 60 respirações/minuto, temperatura corporal normal de 39°C, e pode ser alojado em ambientes com temperaturas entre 6 a 29°C, com média recomendada em condições de laboratório entre 18 e 21 ºC.
Embora isso varie de acordo com a espécie, em geral coelhos se sentem bem em temperaturas entre 16°C e 20°C.
Fatores ambientais importantes na cunicultura. Coelhos: sistema de criação, instalações e equipamentos. Aparelho digestivo do coelho doméstico, sua exigência nutricional e alimentar. O manejo reprodutivo na cunicultura.
Sua criação recebe o nome de "cunicultura", o qual podemos extrair produtos como carnes, peles, filhotes (animais de estimação). ... A carne de coelho apresenta ainda um alto valor nutricional, como podemos visualizar na tabela 1.