Conservação do Solo: é a ciência que estuda e apregoa ações de preservação, manutenção e restauração ou recuperação das propriedades biológicas, físicas e químicas do solo, estabelecendo critérios para sua utilização, sem comprometer suas potencialidades primitivas.
Formas de degradação do solo
Além da adubação verde, outras técnicas de manejo e de conservação do solo recomendadas pela Embrapa para a região semiárida são adubação, calagem, cobertura do solo, rotação de culturas, cultivo em curvas de nível, plantio direto e terraceamento.
Ações voltadas para o uso racional e manejo dos recursos naturais, principalmente do solo, da água e da biodiversidade visam a promover agricultura sustentável, aumentar a oferta de alimentos e melhorar os níveis de emprego e renda no meio rural.
A conservação do solo visa, principalmente, evitar a erosão. ... O uso e o manejo incorretos da terra expõem o solo ao sol, ao vento e à chuva. Além desses fatores, o clima tropical e subtropical brasileiro, com chuvas frequentes, causa a erosão hídrica, principal fonte de degradação dos solos.
A conservação visa proteger o solo contra certas deteriorações induzidas por fatores antropogênicos ou naturais. E mantê-lo produtivo de geração a geração. ... Busca-se também proteger o solo dos danos causados pela atividade agropecuária. Como por exemplo, a compactação ou desagregação excessiva.
15 de abril Hoje, 15 de abril, comemora-se o Dia Nacional da Conservação do Solo. A data foi oficializada através do decreto de lei nº 7.876, de 13 de novembro de 1989, sendo uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Solos bem conservados reciclam mais nutrientes e acabam sendo mais férteis, dada aceleração no ciclo de decomposição da matéria orgânica. E, em se falando de conservação do solo na agropecuária, o seu manejo racional é a chave para uma convivência harmônica entre produção agropecuária e a conservação de solos.
O terraceamento — ou cultivo em terraços — é uma técnica de preservação do solo para lavouras localizadas em terrenos de topografia muito acidentada, com declives bem acentuados. ... Esse canal tem a finalidade de conduzir o excesso de água que escorre pelo terraço, fazendo-a infiltrar no solo.
Solos ricos em nutrientes possuem grande fertilidade, fato positivo para as plantações. Já os solos pobres em nutrientes necessitam de adaptações para o cultivo.