Em Biologia Na Bioquímica, a Bioenergética seria o estudo quantitativo da transdução de energia que ocorre em células vivas e da Natureza e também a função dos processos químicos que fundamentam essas transduções. A bioenergética está relacionada com processos catabólicos.
Introdução – A bioenergética é a instância da bioquímica que aborda a transferência, conversão e utilização da energia em sistemas biológicos. Para tanto, lança mão de subsídios da química e, sobretudo da física no sentido de melhor explicar esses eventos no meio biológico.
A terapia bioenergética é um tipo de medicina alternativa que utiliza exercícios físicos específicos e a respiração para diminuir ou retirar qualquer tipo de bloqueio emocional (consciente ou não) presente.
Área da Biologia que estuda os processos metabólicos celulares, isto é, as reações químicas realizadas pelas células, que envolvem consumo ou produção de energia a partir de um combustível orgânico.
A Bioenergética trabalha com as energias da vida. No Universo, tudo é constituído de energia, e no Homem esse elemento está profundamente ligado à respiração, que por sua vez está conectada com os processos que envolvem os movimentos da nossa musculatura.
Para Lowen (1985), a bioenergética é uma maneira de entender a personalidade em termos do corpo e de seus processos energéticos que estão relacionados ao seu estado de vitalidade. Neste sentido, a produção de energia por meio da respiração e do metabolismo e descarga de energia por meio dos movimentos.
A Bioenergética trabalha com as energias da vida. No Universo, tudo é constituído de energia, e no Homem esse elemento está profundamente ligado à respiração, que por sua vez está conectada com os processos que envolvem os movimentos da nossa musculatura.
A bioenergética é uma parte da bioquímica que trata do estudo dos fenômenos energéticos nos seres vivos. Estuda a forma que ela é obtida, armazenada, mobilizada e utilizada através de processos metabólicos favoráveis (liberam energia) e/ou desfavoráveis (necessitam de energia).
O objetivo da terapia bioenergética é reequilibrar o indivíduo, desbloquear as repressões e tensões físicas e psíquicas, de tal forma que ao longo da terapêutica ocorre à auto expressão a pessoa se da conta de sua história, seus traumas e dificuldades- e desta forma, retorno da fluidez natural do organismo (Monteiro, ...
A bioenergética trabalha com toda e qualquer questão emocional, sendo ainda mais eficiente no tratamento de bloqueios emocionais como fobias, transtornos obsessivos, ansiedade, depressão e baixa autoestima. Pode ajudar também pessoas com problemas no sistema respiratório, digestivo e até alguns distúrbios neurológicos.