O que estabelece a tabela de temporalidade de documentos?

O que estabelece a tabela de temporalidade de documentos?

Segundo o glossário de termos arquivísticos, a Tabela de Temporalidade Documental é definida como "Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos de transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte de documentos".

Como elaborar uma tabela de temporalidade de documentos?

Então, como fazer uma tabela de temporalidade?

  • Organize os assuntos. Para montar uma tabela de temporalidade eficiente e organizada, o primeiro passo é separar os assuntos por hierarquia de atividades e funções. ...
  • Defina o prazo de guarda. ...
  • Defina a destinação final e adicione as observações.
  • O que é tabela de temporalidade para que serve?

    O principal objetivo de uma tabela de temporalidade é controlar o volume de emissão de documentos de forma eficiente e segura, por meio da limitação do período de armazenamento.

    O que é a tabela de temporalidade E o que ela determina?

    Em resumo, a Tabela de Temporalidade Documental determina: os prazos de manutenção dos documentos no arquivo corrente operacional; o tempo que eles devem ser transferidos ao arquivo intermediário (estoque); o período em que eles devem ser mantidos neste arquivo intermediário para depois serem descartados.

    Qual a importância da tabela de temporalidade de documentos?

    A necessidade da utilização da tabela de temporalidade no arquivo é de extrema importância, pois a tabela traz as definições como, o assunto do documento, o código de classificação, o prazo de guarda e a sua destinação final. ... - Identificar os procedimentos de gestão de documentos produzidos.

    Por que ter atenção a temporalidade?

    A utilidade da Tabela de Temporalidade de Documentos é muito importante para a gestão de uma empresa e para que o seu desempenho seja de acordo com a legalidade e sem correr riscos. Para quem tem um empreendimento, o menor erro pode ser fatal para a vida da empresa e sua imagem no mercado.

    Como elaborar um plano de classificação de documentos?

    Para a elaboração de Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade é preciso identificar as tipologias tanto dos documentos simples quanto dos documentos compostos.

    Como é feito a estruturação de um plano de classificação?

    A elaboração do Plano de Classificação passa por etapas que exigem estudos sobre a estrutura e o funcionamento do órgão ou entidade, além do comprometimento por parte dos envolvidos diretamente e indiretamente na execução do trabalho.

    Qual a função da tabela de temporalidade SP sem papel?

    A Tabela de Temporalidade de Documentos é o instrumento resultante da avaliação documental, aprovado por autoridade competente, que define prazos de guarda e a destinação de cada série documental.

    Qual é a tabela de temporalidade de documentos?

    • Um deles é conhecido como tabela de temporalidade — um instrumento de gestão que define o prazo de existência de um documento e o destino dele após o término desse período. Quer conhecer as principais informações a respeito da tabela de temporalidade de documentos? Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre o assunto!

    Como é a tabela de temporalidade?

    • Muito importante!!! Segundo o glossário de termos arquivísticos, a Tabela de Temporalidade é definida como "Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos de transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte de documentos.

    Qual é o tempo de guarda dos documentos?

    • O Prazo de Guarda dos Documentos é um termo técnico da arquivologia que trata do tempo que cada arquivo deverá permanecer nas fases correntes e intermediárias. As fases do ciclo de vida de um documento são definas a partir do seu valor documental e de sua frequência de uso, que estão expressas na Tabela de Temporalidade de Documentos - TTD.

    Qual a destinação final dos documentos?

    • Como observamos na Tabela 01 – Exemplo de Tabela de Temporalidade, os documentos poderão ter duas possibilidades de destinação final: a guarda permanente ou a eliminação.