Além do engenho de trapiche, também existia o engenho real, onde as moendas eram movidas por rodas-d'água. Esse era um processo mais custoso, uma vez que exigia a construção de um canal hidráulico. Depois de extraído do caule, o caldo da cana era levado até a casa das caldeiras e fornalhas.
Nota-se também detalhes da vida de um engenho real, isto é, movido por roda d'água:: casa de moenda, casa de purgar e batimento dos pães de açúcar ao ar livre.
Um trapiche é uma máquina destinada a moer a cana de açúcar que consiste numa estrutura fixa onde se encontra um conjunto de ao menos dois cilindros, um recipiente, e um braço destinado a fazer rodar os cilindros. A máquina é movida a tração animal, geralmente bois.
Engenho de açúcar com roda d'água (Rugendas) (¹) Tem-se, pois, aqui, a principal diferença entre um engenho real e uma engenhoca ou trapiche: enquanto o primeiro era dotado de roda d'água, o último moía mediante a força de bois ou cavalos.
Os senhores de engenho eram o grupo dominante na sociedade açucareira. Eram os donos das terras, das máquinas e até dos homens! Possuíam muita riqueza e prestígio. Eles tinham poder sobre todos os habitantes do engenho: do padre aos escravos, além dos familiares e dos trabalhadores livres.
Século XIX
Mais conhecidos como engenhos, tais localidades eram compostas por uma moenda, uma casa das caldeiras e das fornalhas e a casa de purgar. Com o desenvolvimento da economia açucareira, os engenhos se espalharam de forma relativamente rápida no espaço colonial, chegando a contar com 400 unidades no começo do século XVII.
Os primeiros engenhos foram criados no Brasil para atender à demanda europeia. Eram os locais destinados à fabricação de açúcar, propriamente a moenda, a casa das caldeiras e a casa de purgar.
Significado de Trapiche: - Toscas pontes de madeira que entravam algumas dezenas de metros no Estuário, alcançando o convés dos navios a vela - que não podiam se aproximar mais das margens, sob pena de encalharem no lodaçal, levando mercadorias e passageiros. - Pequeno engenho de açúcar, movido por animais.
Em sua grande maioria, as moendas funcionavam com o uso da tração animal. Também conhecida como trapiche, esse tipo de moenda era mais comum por conta dos menores gastos exigidos para a sua construção.