Uma outra forma de captura eram os "descimentos", ou seja, expedições nas quais os índios, tidos pelos religiosos como "bravos", eram conduzidos para serem aldeados. Isto significava receber os ensinamentos da fé cristã e habituar-se ao trabalho sedentário.
O grafismo pintado nos corpos indígenas, em seus trajes e utensílios marca a identidade de cada povo. Um determinado desenho na pintura corporal por exemplo, pode indicar a quantidade de filhos, a ocupação do índio dentro da tribo ou o cumprimento dos ritos de passagem.
Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. A formação social era bastante simples, as aldeias não tinham grandes concentrações populacionais e as atividades eram exercidas de forma coletiva. ... O índio que caçasse ou pescasse mais dividia seu alimento com os outros.
O grafismo dos povos indígenas ultrapassa o desejo da beleza, trata-se sim, de um código de comunicação complexo, que exprime a concepção que um grupo indígena tem sobre um indivíduo e suas relações com os outros índios, com os espíritos, com o meio onde vive... ... E o faz com rara beleza.
As bandeiras eram expedições organizadas e financiadas por particulares, principalmente paulistas. Partiam de São Paulo e São Vicente principalmente, rumo às regiões centro-oeste e sul do Brasil.
As pinturas indígenas refletem a cultura de cada tribo, como também carregam significados, sentimentos e símbolos de grupos sociais. ... Pois bem, em suma, as pinturas indígenas retratam a identidade cultural de uma etnia, como também carregam significados.
A economia da maioria das sociedades indígenas é baseada na caça, pesca, coleta e agricultura. ... Na floresta, os índios encontram pequena variedade de alimentos, concentrada em áreas vizinhas. No cerrado, a variedade é maior, mas é preciso percorrer longas distâncias para a coleta, o que toma muito mais tempo.
Sob o ponto de vista político, essas comunidades não contavam com nenhum tipo de organização estatal ou hierarquia política que pudesse distinguir seus integrantes. Apesar disso, não podemos ignorar que alguns guerreiros e chefes espirituais eram valorizados pelas habilidades que detinham.