Talha, corveia e banalidades eram obrigações dos servos na época do Feudalismo. Esta obrigação correspondia ao pagamento pela utilização das instalações do castelo. Se o servo precisasse usar o moinho ou o forno, deveria pagar uma taxa em mercadoria para o senhor feudal.
1. [ História ] Trabalho ou serviço gratuito que o servo devia prestar ao suserano, no sistema feudal. 2. Trabalho ou serviço duro.
Explicação: quando alguém devia os senhores feudais ele era obrigado a pagar com serviços prestados na terra ou instalação do mesmo.
Entre as principais, podemos destacar a Corveia, que consistia em trabalhar alguns dias por semana na terra do senhor feudal. A Talha consistia em entregar parte da produção para o senhor feudal. A Banalidade consistia em pagar uma taxa para usar equipamentos do feudo.
A talha (taille em francês) foi um imposto francês direto, sendo um dos mais importantes entre o período do século XV e a Revolução Francesa. Também foi o imposto mais rentável para a França na época. O nome, talha, faz referência ao entalhe que era feito em uma madeira quando o tributo era cobrado.
Uma das obrigações centrais da relação servil era a corveia. Segundo a tradição feudal, o servo era obrigado a trabalhar determinados dias da semana nas terras de seu senhor ou realizando outros reparos e construções.
Entre os principais tipos de obrigações feudais estava: a Talha (metade de tudo que o servo produzia tinha que ser dado ao senhor feudal); a Corveia (trabalhos gratuitos e obrigatórios que o servo tinha que prestar para o feudo); Banalidades (taxa para que o servo pudesse usar determinadas localidades do feudo); entre ...
O feudalismo foi a forma de organização social e econômica instituída na Europa Ocidental entre os séculos V a XV, durante a Idade Média. Baseava-se em grandes propriedades de terra, chamadas de feudos, que pertenciam aos senhores feudais, e a mão de obra era servil.