A Filosofia em especial, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.
Nas aulas de filosofia como experiência filosófica, o professor é um orientador, ele põe à disposição para os seus alunos os instrumentos que conhece para uma disciplina filosófica no pensamento. ... Dessa maneira o professor, ele também, está sendo formado nesse processo.
O aluno deve adquirir conhecimento da história da filosofia, mas também das discussões filosóficas atuais; e não somente a capacidade de tratar os temas da filosofia, mas também de ler, pensar e redigir textos filosóficos.
A Filosofia no Ensino Fundamental coloca em questão os mais diversos aspectos da existência, como o conhecimento, o comportamento, os valores e a razão, com base no pensamento dos filósofos antigos, precursores desse campo de estudo.
Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos sabem sobre a filosofia. Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre as concepções dos alunos sobre o tema proposto.
Ministra e prepara o material didático das aulas de Filosofia conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, aplica provas, desenvolve trabalhos em aula e esclarece dúvidas.
"A grande diferença entre um professor e um verdadeiro filósofo é que o professor pensa que sabe um monte de coisas e tenta enfiar essas coisas na cabeça de seus alunos. Um filósofo, ao contrário, tenta ir ao fundo das coisas dialogando com seus alunos".
A principal maneira de enfatizar a Filosofia na sala de aula é proporcionar o diálogo, a expressão de ideias, a vivência com pensamentos diferentes, o questionamento a argumentação. Sua abordagem deve ser organizada de modo a tematizar e problematizar algumas categorias da área, fundamentais à formação dos estudantes.