De uma maneira geral, a catequese prepara as crianças do 1.º ao 9.º ano (os anos na catequese correspondem aos anos escolares) para os sacramentos da primeira comunhão e do crisma. O que significa que os mais velhos terão cerca de 14 anos, depois disso passam para os grupos de jovens.
Apesar dos desafios do ensino remoto, a continuidade dessa caminhada cristã é muito significativa para os jovens, na medida que mais do que a preparação aos Sacramentos, a Catequese trabalha um processo de educação para a fé, o protagonismo, a espiritualidade, valores e também a saúde emocional.
Ela é uma espécie de ratificação do Batismo e assim sendo, o Espírito Santo, na visão dos católicos, lhes concede na Crisma a fortaleza necessária para continuar exercitando sua fé, vencendo os obstáculos cotidianos e buscando a purificação espiritual. ...
Por meio desse sacramento, eles adquirem o direito de receber o corpo e o sangue de Jesus Cristo, simbolizados no pão (a hóstia) e no vinho, no ritual consagrado nas missas que simboliza o sacrifício de Deus pelos homens. Para ter direito a isso, são necessários dois anos de intenso aprendizado, a catequese.
A catequese é normalmente feita por um ministro autorizado pela Igreja, que também pode ser leigo, como preparação de crianças para a confissão e à primeira comunhão. ... Portanto, a catequese e as celebrações formam uma unidade no processo de iniciação a vida cristã. A pessoa é instruída para bem celebrar.
10 e 11 anos A partir desta idade a criança começa a ter contato com a catequese, com os estudos da doutrina, e a primeira comunhão é feita geralmente entre os 10 e 11 anos. Esses cursos na realidade são denominados como "Encontros de Formação" e são realizados no Centro de Pastoral que a pároquia Nossa Senhora Aparecida possui.
Trata-se de um rito em que o ministro impõe as mãos sobre os crismandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo. O sacramento do Crisma consiste na Confirmação do Batismo pelo Espírito Santo, por meio da qual o fiel é enviado ao mundo para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.
Depois do crisma, o fiel tem o dever de seguir a orientação do Espírito santo em sua vida diária. Isso significa que, à medida que ele ingressa na próxima fase de sua vida, deve estar aberto à vontade de Deus e tentar seguir o caminho que ele indicou.