A região do colo uterino onde o epitélio colunar foi e/ou está sendo substituído pelo novo epitélio escamoso metaplásico é denominada de zona de transformação.
Amostra satisfatória para avaliação: designa amostra que apresente células em quantidade representativa, bem distribuídas, fixadas e coradas, de tal modo que sua observação permita uma conclusão diagnóstica.
Ezt significa excisão da zona de transformação. Tipo 1,2 ou 3 refere-se a profundidade e de que local será removida a lesão . A traquelectomia é uma amputação do colo do útero.
ZT tipo 1 é completamente ectocervical e completamente visível, de pequena ou grande extensão. A ZT tipo 2 tem componente endocervical completamente visível e pode ter componente ectocervical de pequena ou grande extensão.
Uma amostra é considerada insatisfatória para leitura quando esta encontra-se prejudicada por natureza técnica ou devido à presença de sangue, piócitos, artefatos de dessecamento, contaminantes externos ou intensa superposição celular2.