O WAZARI é a segunda pontuação do Judô. O Wazari ocorre quando alguns dos três elementos aplicados com o objetivo do Ipoon falha, o árbitro pode sinalizar um wazari por falta de velocidade, técnica ou mesmo a queda totalmente de costas do oponente e também quando ocorre uma imobilização entre 15 a 19 segundos.
O wazari consiste num ippon incompleto, quando um dos judocas consegue derrubar o seu adversário, mas sem encostar os seus ombros totalmente no chão. Yuko: cada Yuko vale um terço de ponto. Este golpe é creditado quando o adversário cai com o corpo na posição de lado no solo. Koka: vale um quarto (1/4) de ponto.
Judô No judô, um waza-ari acontece quando o oponente cai com metade das costas ou quando é imobilizado por pelo menos 15 segundos. O Waza-ari vale meio ponto.
Yuko é a pontuação mais fraca, ocorre quando o atleta é projetado e cai de lado ou quando a imobilização dura de 10 a 14s. Wazari e yuko não finalizam a luta, mas permitem ao judoca o acúmulo de pontos para vencê-la.
Também ganha Yuko se conseguir imobilizar o oponente por 10 a 14 segundos; Wazari - Meio ponto. Dois wazari valem um ippon e termina o combate logo após o segundo wazari. Um wazari é um ippon que não foi realizado com perfeição.
Portanto, o significado para a palavra Judô pode ser descrito como "o caminho suave" ou "a suavidade do caminho".
O judô é uma arte de luta, desenvolvida por Jigoro Kano, em 1882, etimologicamente tem por significado a expressão "caminho suave". Sua finalidade é o aperfeiçoamento físico, moral e intelectual do indivíduo e da sociedade, buscando desenvolver ao máximo as potencialidades do ser humano.
Atualmente há somente dois tipos de golpes que pontuam no Judô: Ippon e Wazari ou "Waza-ari".
Pontuação