Caso a vítima esteja inconsciente e com suspeita de trauma, o socorrista deverá usar a técnica do VOS - Ver, Ouvir e Sentir. A princípio, ele deverá aproximar seus ouvidos bem próximos à boca da vítima, direcionando o seu olhar para o tórax da mesma e observando se há movimentos respiratórios.
- VEJA se a vítima está agitada; verifique os movimentos da asa do nariz e observe no tórax se há utilização dos músculos respiratórios com a inspiração e a expiração; - OUÇA para assegurar se há ruídos aéreos estranhos, se há barulhos audíveis do processo respiratório.
Os órgãos dos sentidos são os grandes responsáveis pelas diferentes sensações que experimentamos. Por causa deles, podemos enxergar; ouvir; sentir o gosto e o cheiro das coisas; e tocar e sentir objetos. Essas sensações acontecem por meio dos olhos, por onde enxergamos.
PERMEABILIZAR A VIA AÉREA Em vítima inconsciente a queda da língua pode bloquear a VA, pelo que esta deve ser permeabilizada: Colocar a vítima em decúbito dorsal; Colocar uma mão na testa e inclinar a cabeça para trás (extensão da cabeça); Elevar o queixo usando os dois dedos da outra mão colocados debaixo do queixo.
Se a pessoa não começar a respirar, a língua pode estar bloqueando as vias aéreas. O socorrista, então, inclina a cabeça da pessoa ligeiramente para trás e levanta o queixo, movendo a língua e abrindo, assim, as vias respiratórias. Se a pessoa não estiver respirando, pode ser feita respiração boca a boca.
ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA PARA VÍTIMAS CONSCIENTES
INTUBATION, INTRATRACHEAL. O conhecimento adequado da melhor abordagem das vias aéreas, incluindo a proximidade com instrumentos e técnicas, é crucial para reduzir potenciais danos em situações de emergência. Desta maneira, este artigo de revisão objetiva explanar os principais procedimentos nestas ocasiões.
B - Verificar a respiração: aproxime-se para escutar a boca e o nariz do acidentado, verificando também os movimentos característicos de tórax e abdômen. Se a vítima não estiver respirando devemos proceder imediatamente os procedimentos Parada Cárdio-Respiratória.