O que é veia safena magna insuficiente? Quando dizemos que a veia safena magna apresenta refluxo ou é insuficiente significa que ela está doente.
Antecedentes: A insuficiência venosa é uma das doenças mais comuns na prática clínica do cirurgião vascular. Muitos casos são consequência do refluxo da veia safena magna. As vantagens das técnicas endovenosas em relação à cirurgia convencional ainda são controversas.
Existem alguns métodos que tratam a veia incompetente, o mais utilizado atualmente é realizado por meio da ligadura simples, no qual é identificada a veia problemática e dado um nó na mesma. Outra opção é o tratamento realizado com laser, que visa fechar a veia danosa.
O termo incompetente significa que a veia é incapaz de fazer com que o sangue flua somente na direção do coração. Assim, o sangue fica congestionado nestas veias, tornando-as mais volumosas e por isso mais visíveis.
Provoca os sintomas de dor, sensação de peso, cansaço e inchaço. Nos casos mais crônicos pode evoluir para alterações de pele tipo o eczema (uma alergia que coça muito), o escurecimento (dermatite ocre), a inflamação (chamada de lipodermatoesclerose) e por fim o pior que é a úlcera varicosa.
Quando algumas ou todas as válvulas não se fecham adequadamente, significa que estão incompetentes ou insuficientes e neste caso o fluxo sanguíneo adquire um sentido contrário ao que deveria ser, voltando na direção do pé ao invés de subir na direção do coração.
A extração da safena não é prejudicial à circulação de sangue na perna. Caso a orientação seja retirá-la, certamente é porque não desempenha sua função e o organismo está habituado a trabalhar sem ela.
Causado principalmente por herança genética (além dessa, fator hormonal e traumas), o refluxo das veias safenas ocorre quando há alteração na parede das veias ou incompetência das valvas, cuja função é determinar o retorno do sangue para o coração, impedindo que o sangue retorne para o pé pela ação da gravidade.