A veia renal esquerda pode apresentar-se com variabilidade anatômica podendo ser dupla, formando um "colar renal" em torno da a. aorta ou apresentar-se como uma única veia renal esquerda retroaórtica. As variações anatômicas no hilo renal são frequententemente encontradas em exames de imagem e dissecções de rotina.
É descrito também o FQN posterior, em que a veia renal retroaórtica ou circum-aórtica é comprimida entre a aorta e o corpo vertebral.
INTRODUÇÃO: A síndrome de quebra-nozes (SQN) é uma condição na qual há compressão da veia renal esquerda pela aorta e a artéria mesentérica superior, associada a uma sintomatologia característica, porém pouco específica.
Pode causar sintomas como a síndrome da congestão pélvica, com varizes pélvicas, sangue na urina, dor na parte esquerda do abdome, varicocele esquerda, perda de proteína na urina e fadiga crônica.
A função da veia renal é receber o sangue após a filtração levada a cabo pelo rim e drena para o sistema da veia cava inferior. São normalmente em número de 2, uma proveniente de cada rim, salvo em casos raros e excepcionais em que podem existir veias supranumerárias.
Artéria polar superior (Figura 4) - Ramo da aorta que penetra o rim pelo polo superior. Sua prevalência é de 7,14% no rim direito e 11,6% no rim esquerdo(7).
A veia cava inferior (VCI) é um vaso de grande calibre que drena o sangue proveniente dos membros inferiores, grande parte do dorso e das paredes além dos conteúdos das regiões abdominal e pélvica.
Assim como nas varizes dos membros inferiores, a principal causa para as varizes pélvicas é genética. A pessoa apresenta tendência hereditária para o seu desenvolvimento. Nestas pacientes, ocorre enfraquecimento e dilatação das veias pélvicas (gonadais, ovarianas e ilíacas internas) com o passar do tempo.
Os especialistas explicam que a doença é caracterizada por vasos ou veias dilatados próximos ao útero, ovários e trompas, que atrapalham o retorno venoso, inflamam e causam dores intensas. O quadro pode causar dores durante e após o ato sexual e também quando está próximo ao período menstrual.
Na anatomia, veia gonadal se refere ao vaso sanguíneo que carrega sangue a partir da gônada (testículo, ovário) em direção ao coração.