Bom dia, fiz o eco e está escrito que a veia cava inferior encontra-se normodistendida. É normal? Sim. Isso apenas significa que a veia cava está no tamanho adequado.
As veias cavas agrupam o sangue venoso, proveniente das várias veias do corpo, devolvendo-o ao coração, na aurícula direita. A veia cava superior recolhe o sangue da cabeça, braços e tórax, enquanto que a veia cava inferior recolhe o proveniente das pernas e abdómen, abaixo do diafragma.
A veia cava inferior (VCI) é responsável por 75% do retorno venoso, sendo um bom representante da volemia dos pacientes. Em condições fisiológicas de ventilação espontânea, seu diâmetro é de até 2,5 cm, e espera-se uma variação com colabamento inspiratório maior que 50%.
cava inferior ascende verticalmente pelo abdome, sempre à direita da linha mediana (e da aorta), atravessa o centro tendíneo do diafragma e desemboca no átrio direito. É uma estrutura retroperitonial e é também posterior ao duodeno, pâncreas, v. porta e fígado.
(18,19) Um diâmetro da VCI, no final da expiração, inferior a 10 mm é frequente em estados de volemia baixa, podendo indicar maior proba- bilidade de resposta, enquanto um diâmetro superior a 25mm é frequente em estados de volemia elevada e baixa Page 4 Avaliação da veia cava inferior na decisão de fluidoterapia em ...
A angio‐TC de tórax, abdome e pelve demonstra veia cava inferior (VCI) com dilatação aneurismática idiopática na região proximal junto a aurícula direita, atingindo no maior calibre 56mm – classificação Gradman e Steinberg 1 (Figura 1).
Na anatomia humana, a veia cava inferior é a principal veia que transporta o sangue venoso do abdómen e dos membros inferiores para o coração. Forma-se a nível da quinta vértebra lombar através da junção das veias ilíacas comuns, e termina no átrio direito .
A veia cava superior recebe e transporta todo o sangue proveniente da parte superior do corpo e tem um trajeto intratorácico; a veia cava inferior recebe e transporta todo o sangue vindo da parte inferior do corpo e tem a maior parte do seu trajeto no abdómen e a restante, e terminal, no tórax.
substantivo masculino Ação ou efeito de colabar, de causar aluimento, abalo, numa estrutura corporal, principalmente num órgão. [Medicina] Condição anormal de um órgão em que suas paredes, geralmente separadas, passam a entrar em contato uma com a outra ou se ligam: colabamento dos alvéolos pulmonares.
Veia Cava Inferior: a veia cava inferior é a maior veia do corpo, com diâmetro de cerca de 3,5 cm e é formada pelas duas veias ilíacas comuns que recolhem sangue da região pélvica e dos membros inferiores.