Esse valor alto não determina qual o estágio da sua sífilis, há quanto tempo pegou a doença ou a gravidade da doença. Geralmente valores altos de VDRL estão associados a doença mais precoce, com menos de um ano. A sífilis é uma doença infecto-contagiosa e sexualmente transmissível grave. Faça o tratamento correto.
O resultado positivo normalmente indica que a pessoa tem sífilis, no entanto há também possibilidade de haver resultados falso-positivos devido à reações cruzadas que podem acontecer e, nesses casos, pode significar que a pessoa pode ter outras doenças como brucelose, lepra, hepatite, malária, asma, tuberculose, câncer ...
Quando não tratada, depois de 6 semanas a 6 meses, a sífilis vira "secundária". Aparecem lesões vermelhas no corpo, principalmente na palma das mãos e plantas dos pés, que também não coçam e não doem. Se não tratada, pode evoluir para a sífilis terciária, que pode levar até ao óbito.
A redução de dois ou mais títulos do VDRL (ex: de 1:128 para 1:32) ou a negativação do exame em 6 a 9 meses do tratamento, indica cura. Deve verificar também se seu parceiro realizou o tratamento corretamente também.
Você pode ter pego a sífilis de um outro parceiro, há muito anos atrás e não ter desenvolvido sintomas. Você pode estar na fase latente e sem nenhuma lesão da sifilis. Assim, você tem a sífilis e não transmitiu para o seu parceiro atual.
A sífilis latente é aquela que não apresenta sintomas e somente pode ser diagnosticada por testes sorológicos. É dividida em latente recente (menos de um ano de infecção) e latente tardia (mais de um ano de infecção).
O ideal é não tomar sol Durante a fase ativa da doença para evitar as manchas.