Universalidade: garantia de acesso de toda e qualquer pessoa a toda e qualquer ação e serviço de saúde. ... Para que o acesso às ações e serviços de saúde seja universal, integral e igualitário, é necessário que ele seja gratuito. Assim, nenhum valor deve ser cobrado do paciente que utilizar os serviços do SUS.
Quais são os 3 princípios do SUS?
Princípios do SUS: doutrinários
Universalidade. Todo cidadão tem direito à saúde e acesso a todos os serviços públicos de saúde. ...
Integralidade. Todas as pessoas devem ser atendidas desde as necessidades básicas, de forma integral. ...
Equidade. ...
Descentralização. ...
Regionalização. ...
Hierarquização. ...
Participação social.
Qual a sigla do SUS?
SUS é uma sigla que significa Sistema Único de Saúde, o sistema de saúde pública do Brasil.. O SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela lei nº 8.080/90. Essa lei define o SUS como:
Quais são os princípios do SUS?
Princípios e diretrizes do SUS. O Sistema Único de Saúde é regido por alguns princípios e diretrizes que são: universalidade, integralidade, equidade, regionalização e hierarquização, descentralização e comando único e participação popular. Veja o que cada um significa: Universalização
Qual o objetivo da política do SUS?
Tem como objetivo melhorar o funcionamento do SUS. O objetivo da Política é colocar em prática os princípios do SUS, que devem fazer partes de todos os programas e políticas de saúde.
Quem é o Sistema Único de Saúde?
Conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. De acordo com o artigo 200 da Constituição Federal o Sistema Único de Saúde tem como funções principais: