Binocularidade, em seu sentido mais amplo, é o termo que se aplica à capacitação de apreender estímulos visuais com dois olhos. Entre as diferentes espécies que possuem esse atributo, os modelos da relação binocular, suas peculiaridades e fins são, entretanto, muito distintos.
Tendo dois olhos posicionados para frente há pelo menos quatro vantagens: Primeiro, ele dá um olho de sobra no caso que um seja danificado. Em segundo lugar, ele dá um mais largo campo de visão frontal.
adjetivo [Botânica] Que está dividido em duas lojas ou cavidades.
1. Binocularidade, é a condição normalmente encontrada e desejada para um bom desempenho de acuidade visual e com a estereopsia íntegra.
A visão monocular é a cegueira de um dos olhos, ou seja, quando há apenas 20% ou menos de deficiência visual em um olho. Quem tem essa condição, tem o campo de visão mais limitado do que quem tem a visão binocular (que enxerga com os dois olhos e tem maior percepção de profundidade de campo).
Também conhecida popularmente como "cegueira de um olho", a visão monocular consiste em uma condição na qual a pessoa tem a visão normal em um olho e cegueira parcial ou total, no outro.
Já no Homem, como resultado da progressiva frontalização dos eixos visuais principais, na filogênese, a visão binocular torna-se a de superposição de campos. A principal vantagem desse modelo é concebida como a da percepção tridimensional do espaço (profundidade de campo, estereopsia).
Aves e peixes também têm olhos laterais No entanto, há espécies com visão binocular (igual à do homem), como a coruja e o gavião, que são aves caçadoras. Posicionados à frente do rosto, os olhos direito e esquerdo captam imagens que tornam-se uma só no cérebro.
Conjunto das ciências que estudam os vegetais.