A transformação isobárica ocorre quando uma massa fixa de determinado gás sofre variação no volume e na temperatura, mas a pressão mantém-se constante. As transformações gasosas sempre ocorrem com uma das variáveis de estado dos gases mantida constante, enquanto as demais sofrem variação.
Na transformação isobárica dos gases, a pressão permanece constante e o volume aumenta ou diminui proporcionalmente à variação da temperatura. Uma transformação isobárica ocorre quando o gás está com uma pressão constante.
A transformação isobárica é aquela em que, num processo termodinâmico de um gás ideal, a pressão permanece constante durante o processo. ... "Quando a pressão de uma amostra de gás permanece constante, a sua temperatura é diretamente proporcional ao seu volume."
No gráfico temperatura x volume (T x V) verificamos a equação pela reta: Já no gráfico volume x pressão (V x p), observamos que enquanto o volume aumenta do estado 1 para o estado 2, a pressão permanece a mesma. Se neste tipo de transformação gasosa há um aumento do volume, dizemos que houve uma expansão isobárica.
Gráficos da Transformação Isobárica Relacionando as grandezas volume e temperatura, o gráfico é apresentado como um segmento de reta. Se utilizarmos o diagrama para comparar três pressões diferentes de um mesmo gás, onde pa > pb > pc , a constante na relação é inversamente proporção à pressão e, por isso, ka < kb < kc.
Uma transformação isobárica ocorre quando a pressão do gás permanece constante, variando temperatura e volume. ... onde R é a constante universal dos gases perfeitos ou constante de Clapeyron, cujo valor nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP) é R = 0,082 atm. L/mol. K.
Uma transformação isotérmica é quando a temperatura se mantém constante durante toda a reação. Uma transformação isobárica é quando a massa se mantém constante durante a reação. E uma transformação isovolumétrica é quando o volume se mantém constante durante a reação.
(EsPCEx-012) Um gás ideal sofre uma compressão isobárica sob a pressão de 4·103 N/m2 e o seu volume diminui 0,2 m3. 5. (ENEM-MEC) A refrigeração e o congelamento de alimentos são responsáveis por uma parte significativa do consumo de energia elétrica numa residência típica.