A tabela pitagórica (também chamada de tábua ou tabela da multiplicação) é um quadro de dupla entrada no qual são registrados os resultados das multiplicações, de uma vez um até 10 vezes 10.
Há livros antigos que se referem à tabuada como tabuada de Pitágoras....A regra é para números pares, mas também é válida para ímpares:
Observando os números de um lado e do outro da diagonal dessa tabela, identifica-se a propriedade comutativa da multiplicação. Observe: Além disso é possível ver que todos os números da última coluna terminam com zero ou que todos os números multiplicados por 1 resultam no próprio número.
Segundo ele, em todo triângulo retângulo há uma relação entre a hipotenusa (o lado mais cumprido) e os catetos (os lados menores do triângulo). Na linguagem matemática, o teorema diz seguinte: o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.
A tabuada é uma representação em forma de tabela utilizada para fazer cálculos das operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Ela contempla os dez algarismos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10, que são apresentados por colunas e linhas definidas de acordo com o tipo de cálculo que será feito.
Consequentemente, a maneira mais fácil de como aprender a tabuada. Para início, é necessário desenhar um grande quadrado, contendo 11 linhas e 11 colunas. No primeiro quadrado, coloque um X e, ordenadamente, escreva de 1 a 10 em cada quadrado, repetindo o mesmo na primeira coluna.
A tabuada é uma representação em forma de tabela utilizada para fazer cálculos das operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão. ... Muitas vezes sua nomenclatura se associa ao número de base, já que o cálculo é feito a partir de um determinado número que será utilizado em todas as operações.
Ela geralmente é representada por colunas e linhas que são definidas de acordo com o tipo de cálculo que será feito com os dez algarismos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. A palavra tabuada teve origem a partir das tábuas que eram utilizadas na Grécia Antiga para fazer cálculos.
Para isso, basta colocar na última coluna os números partindo do 1 até o 10 e depois colocar o 0 no final de cada um deles. Assim, completamos a tabuada cartesiana. Para descobrir o resultado da multiplicação de dois números, usando essa tabuada, devemos associar os números da linha com os da coluna.
Se o estudante não lembra quanto é 4 x 9, mas sabe que 4 é o dobro de 2, basta resolver primeiro 2 x 9 para depois multiplicar o resultado novamente por 2. "Esse conhecimento é importante para ele recalcular as tabuadas desconhecidas com base nas que já sabe, sem precisar ter todas decoradas", explica Cleusa.