A sombra acústica é resultante da interação do feixe de som com um limite acústico altamente refletivo como osso, cálculo ou gás. Estes objetos causam uma grande reflexão que atenua o feixe sonoro e bloqueia a sua passagem para uma camada mais profunda de tecido.
Ambos rins apresenta pequenas imagens ecológica com sombra acústica posterior o que significa e qual melhor tratamento a ser feito? Provavelmente significa que você tem cálculos em ambos os rins. A localização e tamanho deles influencia no tratamento. É importante o seguimento com seu nefrologista.
A forte sombra acústica significa um pedrão na vesícula que é achado do ultrassom. O fato de ser escleroatrófica significa que a inflamação vem de tempos, deixou até a vesícula de menor tamanho.
Os pólipos e outros pequenos tumores apresentam-se como imagens ecogênicas, projetando-se a partir da parede da vesícula biliar ou dos ductos biliares. Os cálculos são identificados como estruturas hiperecogênicas, usualmente móveis e produtores de sombra acústica posterior(13).
(2005), a reverberação é a produção de ecos falsos, sendo provocada por dois ou mais refletores no caminho do som, mostrada pela Figura 13. Ocorre quando o pulso do feixe de ultrassom é refletido de volta ao transdutor a partir de uma interface tecidual refletora.
O artefato de reverberação é a reprodução de falsos ecos, na qual o sinal de ultrassom se reflete repetidamente entre interfaces altamente reflexivas, porém nem sempre próximas ao transdutor. Ocorre devido à grande impedância acústica dos meios que constituem as interfaces refletoras.
Os pólipos na vesícula são pequenos nódulos que crescem na parede da vesícula biliar. Eles se originam, geralmente, por excesso de colesterol ou devido a processos inflamatórios crônicos. A maioria dos pólipos de vesícula é de pólipos de colesterol que, em 90 a 95% do casos, não causam nenhum sintoma.
Nas ultrassonografias abdominal e endoscópica, os ductos biliares correspondem a estruturas tubulares não produtoras de eco. O diâmetro do ducto comum é normalmente < 6 mm; este valor pode aumentar ligeiramente com a idade e atingir 10 mm em pacientes após colecistectomia.