Sociedade fraterna para Silva e Brandão[14] trata-se do ''tipo de Sociedade construída por Pessoas Humanas estimuladas a perceber o sentido da própria existência", a existência do ser não consiste nele próprio, mas no próximo, não há motivos em viver e se proclamar ético, se não estivermos pautados sob o princípio da ...
A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. ... Assim, a ética ajuda-nos a distinguir o bem do mal, levando-nos a reflectir sobre questões muito pertinentes, tais como: porque faço isto e não aquilo?
A Fraternidade para ser considerada válida se faz necessário que no ato praticado em benefício de alguém esteja inserido nele uma relação impar de igualdade e liberdade, pois na realidade não pode existir diferença entre os homens mas somente a busca da harmonia social entre todos.
Por meio do estímulo à proteção e à diversidade cultural, uma sociedade torna-se mais justa. Ou seja, com menor desigualdade social, preconceitos, intolerância e desrespeito aos diferentes modos de vida. "Os governantes devem promover políticas públicas de incentivo à cultura.
Acima de enviesadas e contingentes rotas de ajuste fiscal, seletivamente incidentes apenas sobre as despesas primárias, hão de estar os valores supremos do exercício de direitos sociais e individuais, do bem estar, da liberdade, da segurança, da igualdade, da justiça e do desenvolvimento sustentável.
Fraternidade é um termo oriundo do latim frater, que significa "irmão". Por esse motivo, fraternidade significa parentesco entre irmãos. A fraternidade universal designa a boa relação entre os homens, em que se desenvolvem sentimentos de afeto próprios dos irmãos de sangue.
A ética é conjunto de costumes e valores que diversas culturas construíram ao longo tempo e espaço nas sociedades humanas. Conforme Cabrera (2014, p. 91) menciona: " A ética se ocupa com critérios de correção ou incorreção de ações humanas no que se refere especialmente as relações com outros humanos. "
Tanto a ética quanto a moral são responsáveis por construir os alicerces que vão nortear a conduta do homem, definindo seu caráter e virtudes, e ensinar como ele poderá se comportar em sociedade. ... Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir daí reproduzimos valores impostos pela sociedade.
A fraternidade é expressa no primeiro artigo da Declaração universal dos direitos do homem quando ela afirma que todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. ... A fraternidade expressa a dignidade de todos os homens, considerados iguais e assegura-lhes plenos direitos (sociais, políticos e individuais).
A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. ... Por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões.