A sociedade internacional, por outro lado, é descentralizada, o que significa dizer que a coordenação "preside a convivência organizada de tantas soberanias" [3]. ... Já uma "sociedade" leva em conta uma formação voluntária, uma vontade refletida e uma participação superficial dos sujeitos na vida comum entre eles [4].
Anarquia: A anarquia no cenário internacional representa a atual estrutura harmônica, em que os Estados são soberanos e independentes. A atual sociedade é anárquica, ou seja, marcada pela ausência de um poder central que dite as regras, oriente e subordine os Estados.
4 Ainda nesse sentido, podemos afirmar que a sociedade internacional é caracterizada não pela subordinação, mas sim pela coordenação de interesses entre seus membros, que vai permitir, como veremos, a definição das regras que regulam o convívio entre seus integrantes.
A disciplina Ordem Jurídica Internacional tem por objeto as formas de organização e regulação das relações internacionais. ... Nas análises das teorias das relações internacionais e das formas de regulamentação relacionadas a esse contexto serão aplicados casos para exemplificar ou provocar a pesquisa dos alunos.
"Os sujeitos de direito internacional são os Estados e as Organizações Internacionais. Sujeitos de direito são aqueles capazes de ser titulares de direitos e obrigações. No direito internacional, ainda centrado no Estado, apenas os Estados e Organizações Internacionais (formadas por Estados) têm essa capacidade.
O Direito Internacional é um direito de "coordenação", ao contrário do Direito interno, que é de "subordinação: suas normas são normalmente elaboradas pelos Estados de comum acordo e aplicadas pela articulação entre estes Ampla descentralização da produção normativa: as normas são produzidas em vários âmbitos ( ...
Ordem Jurídica é uma das acepções (interpretações) do termo Direito, que designa um sistema de normas que regula a conduta humana e que, diferentemente das demais ordens sociais, contém o elemento da coação, isto é, exige determinado comportamento expresso por uma norma ligando o comportamento oposto a um ato de ...