Berger, seita seria a organização de um grupo contra um meio que consideram hostil ou descrente. O grupo então se fecha em um corpo de doutrinas e vê o restante da sociedade como inerentemente má ou pecadora, passível da ira divina, que inevitavelmente sobrevirá sobre eles.
O termo "heresia" geralmente se refere às crenças que foram declaradas anátemas pela Igreja Católica antes do Grande Cisma (1054). Após o cisma, tanto a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa continuaram a utilizar o termo para identificar o que é considerado heterodoxo em termos de crenças e práticas.
Religião é também um conjunto de princípios, crenças e práticas de doutrinas religiosas, baseadas em livros sagrados, que unem seus seguidores numa mesma comunidade moral, chamada Igreja.
Doutrina herética de Ário e dos seus adeptos que negava a unidade e a consubstancialidade das três pessoas da Santíssima Trindade e, por consequência , a divindade de Jesus Cristo. (O arianismo foi condenado pelo Concílio de Niceia [325] e de Constantinopla [381].) ...
Marcião acreditava no mesmo dualismo que os gnósticos a respeito do mundo material, no sentido que a matéria é antagônica do bem e que, portanto, o deus criador do ser humano, o "demiurgo", é limitado e mau, pelo que sua criação material também deveria ser má.
Os cristãos acreditam na divindade de Jesus Cristo, como filho do Deus trino (Pai, Filho e Espirito Santo). A terceira pessoa na Santíssima Trindade é o Espírito Santo. Essa crença não faz parte do judaísmo. Em nenhum texto bíblico consta o termo Trindade.
13 05h00. A palavra católico significa universal. ... E, à parte de noção de pecados, dos dons do Espírito Santo e dos mandamentos de Deus e da igreja, ser católico, como já afirmou o escritor Carlos Heitor Cony, um ex-seminarista, "não é para quem quer, é para quem pode".