BSPT (British Standard Pipe Thread) é semelhante ao NPT, exceto por uma diferença importante: O ângulo entre o pico da rosca é de 55 graus em vez dos 60 graus como no NPT. Aplicação do Veda-rosca é necessário para selar o encaixe macho e fêmea.
As conexões de um modo geral, são utilizadas para a junção das tubulações e equipamentos, São milhares de modelos e bitolas, para as mais diversas situações e aplicações. As Conexões BSP são produzidas em conformidade com as especificações das normas ABNT NBR 6943, ISO 2.
O formato cônico provoca o estreitamento progressivo à medida em que o rosqueamento é feito, até chegar um ponto em que trava. Padrão 2 – BSP: também conhecida por rosca paralela, não possui a inclinação encontrada nas NPT e não apresenta o mecanismo de estreitamento, devendo simplesmente ser rosqueada até o final.
BSPP é rosca paralela / whitworth, BSPT, R e RC é rosca cônica, mas RC é rosca fêmea BSPT. BSPP e BSPT (na maioria dos casos) têm diferentes threads por polegada (TPI) (e, consequentemente, pitch).
A rosca BSP, por exemplo, no que se refere à anatomia, ao contrário da NPT, é paralela e pode ser rosqueada até o final da área desenvolvida durante sua fabricação. Em contrapartida, a rosca NPT, também chamada rosca cônica, é mais usada em conexões de tubulações de água, gás etc.
Conetor BSPT Rosca Cônica, British Standard Pipe Taper thread (BSPT): Este tipo de rosca é auto vedante mas, também pode ser usado com fita de vedação para roscas. A conexão BSPT é semelhante à NPT existindo apenas uma diferença importante, o ângulo da rosca é de 55 graus em vez de 60 graus dos conetores NPT.
1- Macho ou femea Uma das classificações mais obvias das roscas é a divisão entre macho e femea. Normalmente as válvulas, filtros e cilindros vão ter roscas femeas para receber depois uma conexão pneumática que tem a rosca macho.
Nos dois casos, a forma de medição é muito simples: Verifica-se a dimensão real e desconta-se 1/4" ou 2/8" da medida real. Exemplo1: Ao medir, constatou-se 3/8". Descontando-se 2/8"(1/4"), a medida da rosca será 1/8".
A rosca NPT é especificada pelas normas ANSI B1. 20.2 (igual a ANSI). Já a rosca BSP, ao contrário da NPT, é paralela.
A designação "g" se refere à rosca especificada pela norma din 228 (iso 228-1). O problema é que essa norma estabelece que a rosca externa deve ser paralela, ao contrário das outras normas onde a rosca externa é sempre cônica.